Estado de São Paulo lidera a lista, com oito cidades entre as quinze primeiras
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, com base no Censo 2022, o ranking das 15 cidades com mais de 100 mil habitantes que apresentam maior cobertura de árvores.
Estado de São Paulo lidera a lista, com oito cidades entre as quinze primeiras; no topo do ranking está Birigui, seguido por Sertãozinho (2º) e São José do Rio Preto (3º).
Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (SeturSP), foram incluídas pelo governo estadual na lista de Municípios de Interesse Turístico (MITs) as cidades de:
Sertãozinho, São José do Rio Preto, Araçatuba, Jaú, Araraquara e Marília.
Estado de São Paulo mantém cerca de um terço de sua área total coberta por Mata Atlântica; ele abriga uma das maiores biodiversidades do país e sustenta atividades de turismo rural.
Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), as viagens de lazer correspondem a 49% do total de deslocamentos realizados por turistas paulistas.
Estudos sobre o entorno dos domicílios apontam que 74% da população brasileira vive em ruas que possuem pelo menos uma árvore, o que corresponde a aproximadamente 115 milhões de pessoas.
Presença de vegetação nas áreas urbanas contribui para a melhora da qualidade do ar, para a redução de ilhas de calor e para a preservação da biodiversidade local.
Das 15 cidades listadas, oito ficam no estado de São Paulo, quatro no Paraná, uma no Mato Grosso do Sul e duas no Mato Grosso.
Para descobrir todas as cidades que estão no ranking, leia a matéria completa no site da Gazeta. Fotos: Pexels (ilustrativas)