Com cerca de 22 sorveterias espalhadas pelo município, faturamento do setor supera R$ 1 milhão
Tomar um bom sorvete é uma das melhores maneiras de combater o calor; e a cidade de Itápolis, localizada no interior de São Paulo, se destaca no quesito, sendo, inclusive, conhecida como a 'Capital Nacional do Sorvete'.
Com cerca de 22 sorveterias espalhadas pelo município, a qualidade do produto é muito elogiada pelos amantes de sorvete, já que a sobremesa gelada é fabricada na própria região.
Por que Itápolis é a 'Capital do Sorvete'? A história da cidade está diretamente ligada à imigração italiana, especialmente de colonos vindos da região de Vêneto, famosa pela tradição em sorvetes.
Chegando em Itápolis, os italianos começaram a comercializar sorvete; esse legado se manteve vivo ao longo das décadas, e atualmente, a cidade conta com mais de 20 sorveterias e um alto número de profissionais dedicados à fabricação do doce.
Sucesso das sorveterias foi tão grande que mais de 400 famílias já deixaram o município para expandir a tradição em outras regiões do País; de acordo com a prefeitura de Itápolis, faturamento do setor supera R$ 1 milhão por mês na cidade.
Além da qualidade do produto ser superior ao da maioria dos concorrentes, o local também investe em sabores 'fora do comum'.
Tem gorgonzola com doce de leite, tomate com manjericão, pipoca caramelizada ao chocolate, entre outros tantos; a cidade oferece também os sabores clássicos.
Para conhecer as diversas sorveterias na região, a cidade possui a 'rota do sorvete', que conta a história de Itápolis por meio de um trajeto que passa por cada sorveteria da região.
Município se destaca ainda na fabricação de máquinas e insumos voltados para esse setor, consolidando ainda mais sua importância na indústria sorveteira.
Nesse calorão que está fazendo por todo o Brasil, a melhor opção para se refrescar é um sorvetinho; já conhecia a 'Capital Nacional do Sorvete'? Fotos: Pexels/Texto: Mariana Ribeiro