Projeto deve proporcionar mais oportunidades para crianças e adolescentes carentes de Ubatuba
Filipe Toledo, bicampeão mundial de surfe e atleta olímpico, realizou o evento de lançamento do Instituto Filipe Toledo (IFT 77) na última sexta-feira (7/3), em São Paulo.
Surfista apresentou o projeto, que deve proporcionar mais oportunidades, visibilidade e inserção ao esporte para crianças e adolescentes carentes da região de Ubatuba, no litoral de São Paulo, a capital do surfe paulista.
Sede do instituto fica localizada em conjunto com a loja oficial 'Filipe Toledo Surf Store', na Praia Grande de Ubatuba.
Sonho em prática - associação sem fins lucrativos pretende transformar a vida das pessoas por meio do surfe e tem como missão formar, capacitar e apoiar talentos da nova geração do esporte nas competições regionais, nacionais e internacionais.
Instituto também quer aumentar o alto rendimento na modalidade através da equipe multidisciplinar, auxiliar e gerenciar projetos do terceiro setor e promover a inclusão social e a preservação das praias locais.
Como vai funcionar? O IFT77 terá dois projetos iniciais, o Projeto Social e o Projeto Alto Rendimento; o Social terá 60 atletas de 12 a 16 anos, com seletivas feitas por meio de edital.
Já o de Alto Rendimento terá 16 atletas, entre 12 a 16 anos, com seletivas a partir de indicação do trabalho realizado pela Effect Surf Coaching.
A Effect Surf Coaching é uma escola de surfe que envolve treinamento técnico e acompanhamento profissional, além da parceria com o projeto Circuito Estudantil da Associação Ubatuba de Surf.
Instituto chega para agregar à região de Ubatuba e contribuir com outros projetos sociais do atleta, como o Namaskar, Filipe Toledo Surf School e o Circuito Filipe Toledo Kids On Fire.
Cidade de Ubatuba também voltará a sediar uma etapa do campeonato nacional de surfe após uma década.
Praia de Itamambuca, eleita Reserva Nacional do Surfe no ano passado, será o palco das competições.
Quem é Filipe Toledo? Filipe Toledo, 29 anos, é um dos principais surfistas do mundo, natural de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Desde os 16 anos na elite do surfe mundial, Filipinho, como é conhecido, é o terceiro surfista em atividade com mais etapas vencidas no mundo, com 17 vitórias.
Em 2023, se tornou o primeiro brasileiro a ser bicampeão mundial consecutivamente. Fotos: Pexels/Texto: Mariana Ribeiro