'Capital do jeans' fica no interior de São Paulo

Município de 15 mil habitantes produz mais de um milhão de peças por mês

Em meio a grandes áreas agrícolas, uma pequena cidade do noroeste paulista se destaca no setor têxtil; trata-se de Urupês, a 'capital do jeans', no interior de São Paulo.

Município de 15 mil habitantes e 324 km² de extensão tem mais de 70 fábricas especializadas na produção deste tipo de vestimenta; lá são produzidos mais de um milhão de peças na alta temporada. 

Segundo a prefeitura, são gerados mais de 3 mil empregos diretos pelo setor, representando cerca de 60% de todos os empregos formais da região, além de movimentar as cidades vizinhas de Irapuã, Sales e Ibirá.

Localizada a menos de uma hora de carro de São José do Rio Preto, uma das melhores cidades para aposentados do interior de São Paulo, Urupês, porém, não vive só do têxtil. 

Como as demais cidades da região, a agricultura é uma importante fonte de renda e ela se destaca na produção do 'limão-taiti'; com aspas, pois ele é, na verdade, uma lima ácida.

De acordo com dados do município, em 2021, eram 350 propriedades produzindo, anualmente, 89 mil toneladas da lima, em 3,5 mil hectares de área.

Turismo - Urupês também tem seu charme e vale um passeio turístico; um dos pontos principais é a Relíquia de São Lourenço, padroeira da cidade.

Ela está na cidade desde 2014, quando chegou de Roma após pedido do então pároco, padre José Luiz Cassimiro; Igreja matriz da cidade já vale a visita por sua arquitetura e inúmeros símbolos de fé em sua altas e espessas paredes.

Outra atração importante é o Parque Municipal Mário Covas, o conhecido 'Parque dos Lagos' de Urupês.

No parque podem ser encontrados dois lagos, pista de caminhada, quadra de tênis, playground para crianças e academia ao ar-livre. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa