BYD Dolphin Mini ajuda a popularizar veículos carregáveis no Brasil

Responsável por mais da metade dos automóveis elétricos vendidos em 2025

Marco na estratégia da BYD para crescer no mercado brasileiro aconteceu em julho de 2023, quando marca chinesa apresentou o hatch compacto totalmente elétrico Dolphin, atualmente custando R$ 159.800.

Surpreendeu não apenas pelo preço abaixo do esperado, mas porque o carro era bem superior aos seus principais rivais de até então.

E o Dolphin rapidamente conquistou a liderança nacional de vendas entre os elétricos até março do ano passado, quando a BYD apresentou o Dolphin Mini.

Subcompacto rapidamente assumiu a liderança das vendas nacionais de veículos 100% elétricos.

Em 2025, foram emplacadas no mercado brasileiro 6.554 unidades do Dolphin Mini de janeiro a março ou seja, 50,53% dos 12.972 automóveis carregáveis exclusivamente em tomadas comercializados no Brasil no primeiro trimestre.

Visual do Dolphin Mini lembra uma versão simplificada de outros BYD, como o Dolphin, o Yuan e o Seal todos dentro do estilo 'Ocean', inspirado no mar e nas criaturas marinhas.

Subcompacto é um pouco mais alto que o Dolphin cerca de um centímetro , chegando a 1,58 metro; tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura e 2,50 metros de distância de entre-eixos.

BYD mais barato à venda no Brasil tem motor de 75 cavalos de potência e 13,8 kgfm de torque instantâneo, como em todo o veículo 100% elétrico.

De acordo com a BYD, o Dolphin Mini acelera de zero a 100 km/h em 14,9 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 130 km/h. Fotos: Luiza Kreitlon/AutoMotrix