Trocar um pneu em poucos segundos só acontece na Fórmula-1; na vida real as coisas são diferentes
Apesar de desafiador, com um pouco de prática e atenção aos detalhes, o motorista estará pronto para lidar com um pneu furado nas ruas ou na estrada, garantindo que a viagem continue de forma segura.
Antes da substituição do pneu furado pelo estepe, é fundamental conhecer a operação; dica! é importante também que, em algum momento da vida, o motorista tenha lido o manual do proprietário de seu carro.
Na hora do aperto, o motorista deve ter as ferramentas adequadas e, o mais importante, fazer a troca de pneus em um local seguro; conheça a seguir as ferramentas necessárias para fazer a operação com segurança:
Estepe: é o pneu reserva que será utilizado para a substituição, normalmente guardado sob o forro do porta-malas, em um invólucro com seu formato e um parafuso longo que o fixa ao fundo da carroceria do compartimento de carga.
Macaco hidráulico: essencial para erguer o veículo com segurança, o macaco é guardado também no porta-malas, junto às demais ferramentas e ao triângulo de segurança.
Chave de roda: utilizada para afrouxar e apertar os parafusos da roda; se na troca do pneu forem perdidos todos os parafusos de uma roda, é possível retirar um de cada uma das outras três rodas e seguir rodando até a vulcanizadora ou um estabelecimento de autopeças.
Triangulo de emergência/sinalização: ao posicionar o triângulo em uma distância segura do carro cerca de 30 metros da traseira do veículo , o motorista alerta os outros para reduzirem a velocidade e tomarem cuidado.
Aprenda agora os 10 passos de como trocar o pneu corretamente; 1. Priorizar a segurança Assim que o motorista sentir um pneu furado ou vazio, deve parar no acostamento ou em outro local plano e ligar os pisca-alertas para sinalizar aos outros veículos.
2. Preparar o carro Certificar se o carro está em uma superfície plana e firme; puxar o freio de mão, ou de estacionamento; se o câmbio for manual, engatar a primeira marcha, se for automático, colocar a alavanca na posição 'P' (de 'parking').
3. Afrouxar os parafusos Antes de levantar o carro, usar a chave de roda para desatarraxar os parafusos da roda que será substituída, girando no sentido anti-horário, mas ainda sem removê-los completamente.
4. Levantar o veículo com segurança Posicionar o macaco hidráulico no ponto de apoio indicado no chassi do carro, geralmente próximo à roda; elevar o veículo até que o pneu esteja completamente suspenso, sem contato com o chão.
5. Retirar os parafusos da roda do pneu danificado Com o carro elevado, terminar de remover os parafusos e retirar a roda do pneu murcho com cuidado, puxando-a com as mãos colocadas no pneu na posição relativa à 9h15min de um relógio analógico.
6. Instalar o estepe Colocar o pneu reserva, alinhando os furos da roda com os do cubo; rosquear os parafusos manualmente para garantir que estão bem encaixados.
7. Apertar os parafusos em ordem cruzada Usar a chave de roda para apertar os parafusos em ordem cruzada, garantindo uma fixação segura e evitando empenamento e/ou quebra dos parafusos.
8. Baixar o veículo com cuidado Com o estepe bem fixado, abaixar o carro lentamente até que o pneu toque o chão; remover o macaco.
9. Fazer o aperto final Com o carro no chão, apertar mais forte os parafusos para garantir que estejam bem firmes.
10. Guardar as ferramentas Recolher todas as ferramentas e a roda do pneu furado; não esquecer de guardar o triângulo de sinalização. Fotos: Pexels/Texto: Mariana Ribeiro