Comunidade terá residências individuais e espaços comunitários
Grande parte da população se preocupa com a velhice; muitos temem a solidão e o isolamento nos últimos anos de suas vidas.
No interior de São Paulo, um grupo de amigos já sabe como fazer para não sofrer com a solidão; eles criaram uma associação para tirar do papel uma vila de idosos onde todos pretendem morar juntos.
Objetivo do grupo é construir a 'Vila ConViver', a primeira 'cohousing senior' (coabitação sênior, em tradução livre) do Brasil.
Compra do terreno onde a vila será montada foi finalizada em 2019 e o local, com 24mil m², fica no Jardim Alto da Cidade Universitária, em Campinas, maior cidade do interior de São Paulo.
Ideia partiu de um grupo de 46 pessoas, todos professores aposentados, que desde o início recebem suporte da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp), universidade onde lecionavam.
Associação é aberta a interessados que buscam uma vida em comunidade, sem abrir mão da individualidade, já que todos terão a própria casa.
O conceito de 'comunidade intencional' surgiu há mais de quatro décadas na Dinamarca; Canadá e Espanha também tem projetos do tipo e os três países já foram visitados pelo grupo.
Detalhes da Vila - Projeto arquitetônico contempla 34 residências de dois ou três dormitórios; além das residências e espaços comuns adequados às necessidades dos idosos, a comunidade investe em reforçar laços que favoreçam uma vida harmônica, solidária e cooperativa.
Está prevista uma grande área comum, estimulando o convívio social, com vários equipamentos comunitários, como cozinha, academia e espaços multiuso.
Nos espaços serão realizadas atividades, como saraus, palestras, projeção de filmes, trabalhos manuais, quiosques e outros.
Para os membros da Associação de Moradores da Vila ConViver, está claro que o maior problema do idoso é a solidão e a falta de perspectivas; daí a opção pela vida em comunidade. Fotos: Vila ConViver; Pexels