Alfredo Volpi ganha exposição inédita em São Paulo

Lúdica e interativa, mostra, em cartaz no Farol Santander, é voltada para público infantil

A partir desta sexta-feira (11/4), o Farol Santander São Paulo abre suas portas para uma nova exposição interativa inspirada na obra do renomado pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988).

Uma experiência inédita, pensada pelas curadoras Karina Israel e Ceci Amorim, unindo arte e tecnologia para apresentar o universo colorido e geométrico do pintor de forma divertida.

'Viva Volpi - arte para brincar' propõe uma verdadeira jornada pela arte do pintor, explorando elementos característicos de suas obras, como fachadas coloridas, as famosas bandeirinhas e composições geométricas.

Ao entrar no 20º andar, o público é convidado a conhecer a trajetória de Volpi, no Portal de Entrada; experiência começa com um corredor com recortes de suas obras, mergulhando no universo vibrante do pintor.

Seguindo para o Labirinto de Fachadas o espaço apresenta o Volpi construtivista em um labirinto formado por fachadas coloridas de casarios, característicos de sua obra.

Já no ambiente Mestre Zen e os Barcos, o público têm a oportunidade de entrar num barco tridimensional inspirado na obra "Barco com Bandeirinhas e Pássaros" e é convidado a montar seu próprio barco de origami.

Experiência se torna ainda mais imersiva nessa sala Mergulho no Mar das Sereias, que recria um ambiente subaquático com projeções, sons do oceano e texturas táteis.

Já o 19º andar representa o cenário Do Cambuci para o Mundo; ali, o público aprende sobre a importância das exposições e a primeira participação de Volpi na Bienal de Veneza.

O visitante também verá o espaço Formas em Festa, em que as composições geométricas de Volpi ganham vida em um jogo digital interativo.

Mostra termina na sala A Grande Celebração, com projeções 360° que homenageiam Volpi como um dos grandes nomes da arte brasileira e que criou uma identidade visual única que torna suas obras inconfundíveis.

Exposição também apresenta obras originais do artista, selecionadas a partir da Coleção Santander Brasil, oferecendo ao público um recorte especial de seu acervo.

Ficou com vontade de curtir a mostra? Experiência ficará em exibição até 27 de julho; ingressos custam a partir de R$ 22,50. Fotos: Edu Viana/Texto: Mariana Ribeiro