Saiba como o Fusca deixou sua marca na indústria e na cultura brasileira
Um carro que vai além das rodas: conheça o Volkswagen Fusca, ícone que marcou gerações e ainda vive na memória dos brasileiros. Foto: Divulgação
O Fusca chegou ao Brasil em 1950, importado da Alemanha em kits desmontados (CKD). Sua produção nacional começou em 1959, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Foto: Divulgação
Com seu vidro traseiro modificado e mecânica robusta, o logotipo Fusca conquistou os brasileiros. Em 1953, já com montagem local, ele ganhou o vidro oval, uma de suas primeiras atualizações. Foto: Divulgação
Embora chamado oficialmente de Volkswagen Sedan, o apelido "Fusca" surgiu da pronúncia abrasileirada da sigla VW. Nos anos 1980, a Volkswagen mudou o nome oficialmente. Foto: Divulgação
Ao longo das décadas, o Fusca ganhou teto solar ("Cornowagen"), motores mais potentes (1.300, 1.500 e 1.600 cc), freios a disco e um sistema elétrico mais moderno (12 volts). Foto: Divulgação
A produção foi encerrada em 1986, mas retornou em 1993 a pedido do presidente Itamar Franco. O "Fusca Itamar" durou até 1996, com o lançamento da "Série Ouro". Foto: Divulgação
Conhecido como Beetle, Vocho, Maggiolino e Escarabajo, o Fusca é um ícone global. Inspirou modelos como o New Beetle e o elétrico Punk Cat da chinesa ORA. Foto: Reprodução/Instagram/guerrinhagarage
Entre 1959 e 1986, mais de 3,1 milhões de Fuscas foram produzidos no Brasil. Além de ser o carro mais vendido por 24 anos, ele marcou uma memória afetiva de gerações. Foto: Pixabay
Texto feito por Raphael Miras. Foto: Pixabay