A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 16 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Praias de água doce

MUITA ÁGUA. Em Alter do Chão, no Pará, o rio Tapajós cria algumas das mais belas praias de água doce do mundo

28/09/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Não tem como não se impressionar com a grandeza do rio Tapajós, que passa à direita de Alter do Chão. Ele é o responsável por criar as praias de água doce que foram eleitas as mais bonitas do mundo pelo jornal britânico The Guardian. Dá para ver os pés ao

Não tem como não se impressionar com a grandeza do rio Tapajós, que passa à direita de Alter do Chão. Ele é o responsável por criar as praias de água doce que foram eleitas as mais bonitas do mundo pelo jornal britânico The Guardian. Dá para ver os pés ao | /AD'Produções

Praias de areia branca e água limpa e doce são o grande atrativo de Alter do Chão, distrito de Santarém, no Pará. O local entrou de vez na rota dos destinos turísticos do Brasil, ainda mais depois que o jornal britânico The Guardian elegeu a vila como um dos locais mais belos do mundo com praias de água doce - o local ficou conhecido como o "Caribe Amazônico", tamanha a beleza das praias.

Continua depois da publicidade

A vila foi batizada em homenagem a uma cidade de mesmo nome, localizada em Portugal, da mesma forma que Santarém. Localizada a 37 km de Santarém e a quase 1.400 km de Belém do Pará, o clima de Alter do Chão é dividido em dois: verão e inverno. Mas, diferente das sensações que essas estações causam no Sudeste, no inverno é quando as chuvas volumosas da região amazônica enchem os rios; o verão é a época que a chuva dá uma trégua e reaparecem alguns pontos turísticos famosos.

Um deles é a Ilha do Amor, cuja faixa de areia cria uma praia que foi eleita a mais bonita do mundo pelo The Guardian. Outro ponto que merece uma visita especial é o Lago Verde, em cujas margens apresenta um trecho de floresta amazônica. A culinária paraense é outro ponto forte: os restaurantes de Alter servem pratos feitos com peixes da região, como o tucunaré e o tambaqui, além, claro, do tacacá, pato no tucupi e maniçoba.

Em setembro, acontece a Festa do Sairé, a principal de Santarém, que reúne tradições amazônicas e rituais religiosos. E, para quem puder esticar a estadia, uma boa pedida é conhecer a Floresta Nacional do Tapajós. O passeio é feito em barcos, que descem o rio e visitam praias e comunidades ribeirinhas. No caminho, dá para conhecer também uma reserva extrativista, fazer trilhas na mata e conhecer um pouco mais da vida dos habitantes da região.

Continua depois da publicidade

Outro ponto, saindo de barco de Alter do Chão, é a Ponta do Cururu. A faixa de areia da praia varia de um a dois quilômetros - depende se é época de chuvas ou seca. Os turistas gostam de curtir a paisagem de dentro da água, ainda mais com o calor. É um dos locais mais visitados para ver o pôr-do-sol e admirar a beleza amazônica e a grandeza do rio. É a natureza na sua forma mais plena! (Vanessa Zampronho)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados