A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 22 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Conheça Touros, cidade onde o o Brasil faz curva

NO CANTO. A cidade, no Rio Grande do Norte, é conhecida como a esquina do Brasil; esse detalhe cria paisagens únicas

02/11/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A praia do Calcanhar é o ponto mais próximo da Europa, e está bem na curva do litoral brasileiro. Tem pequenas dunas, areia fofa e suas águas têm ondas fortes, boas para a prática do surfe

A praia do Calcanhar é o ponto mais próximo da Europa, e está bem na curva do litoral brasileiro. Tem pequenas dunas, areia fofa e suas águas têm ondas fortes, boas para a prática do surfe | /Prefeitura de Touros

O lugar onde o Brasil faz a curva: a pequena Touros é a cidade mais a nordeste do país. Por isso é conhecida como a "esquina do Brasil", e as praias de água azul clara despertam a atenção e faz os olhares dos turistas se perder no horizonte.

Continua depois da publicidade

Touros tem pouco mais de 30 mil habitantes, e há duas versões para a origem do nome. Uma delas tem a ver com a chegada dos portugueses ao local, que teriam visto uma pedra em formato de touro. Outra versão fala que na região havia bastante gado.

Do que os portugueses gostaram - e não só eles - é que as praias são o grande atrativo da cidade. A mais conhecida delas é a de Perobas, que possui formações de recifes de corais, que criam verdadeiras piscinas naturais. Outro ponto muito visitado é a praia de Touros, com águas calmas, boa para todos se refrescarem.

Já a praia Pititinga é mais isolada, não recebe muitos visitantes e, por isso, boa para quem quer sossego. A de Carnaubinha é uma vila de pescadores, bastante simples, mas com um visual exuberante. A de Lagoa do Sal tem dunas e água própria para a prática de esportes aquáticos.

Continua depois da publicidade

Mas nem tudo são praias em Touros. É lá que está o Farol do Calcanhar, que fica na praia de mesmo nome. É o segundo farol mais alto do Brasil e o mais antigo - era bastante útil aos navegantes que chegavam pelo oceano Atlântico em busca de terra firme. A igreja matriz da cidade, de Bom Jesus dos Navegantes, tem mais de 200 anos e é outro ponto bastante visitado. (Vanessa Zampronho)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados