A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 24 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

A cosmopolita Cartagena

CALDEIRÃO. A cidade colombiana fica no mar do Caribe, tem sol o ano todo, programação turística para todos os gostos e tem de tudo um pouco: praia, história e cultura

17/08/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Chamado de Cerro de La Popa, a cruz está no topo da igreja e convento colonial da Ordem dos Agostinianos Recoletos, construída entre 1606 e 1611. A vista estonteante mostra a mistura da história com a modernidade de Cartagena.

Chamado de Cerro de La Popa, a cruz está no topo da igreja e convento colonial da Ordem dos Agostinianos Recoletos, construída entre 1606 e 1611. A vista estonteante mostra a mistura da história com a modernidade de Cartagena. | /Jess Kraft

Andar pelas ruas de Cartagena é uma aula de história e um banho de cultura, junto com a bela paisagem. A cidade fica ao norte da Colômbia e recebe o calor do mar do Caribe.

Continua depois da publicidade

Fundada em 1533 e batizada em homenagem à cidade espanhola de mesmo nome, sua localização privilegiada fez dela um dos principais pontos de comércio - seus portos eram bastante movimentados. Exatamente por isso, o império espanhol resolveu protegê-la de outros povos construindo muralhas. Parte delas ainda estão em pé, e é um dos vários pontos turísticos. Mas a história de Cartagena começa bem antes da chegada dos espanhóis. Estudos apontam que havia civilizações que já moravam pela região 4 mil anos antes de Cristo.

Além dos muros, túneis e passagens estreitas foram importantes no processo de fortificação de Cartagena - não é à toa que ela ganha o nome de Cidade Fortificada. Essas construções são uma atração à parte: o complexo histórico foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1984.

Mas Cartagena não se resume a muralhas de proteção. Sua arquitetura chama a atenção pela riqueza de estilos de influências italianas, coloniais e republicanas, e as cores vibrantes, claro. Para se refrescar do calor, as praias são um bom ponto de partida, mas há ilhas que não devem passar batido no passeio, como as Ilhas do Rosário, de água azul-turquesa, e a Isla Barú, bastante movimentada.

Continua depois da publicidade

A cidade não atrai somente turistas em busca de calor e mar. Cartagena foi a cidade de um dos moradores mais ilustres da Colômbia: o escritor Gabriel García Márquez morou muitos anos lá. Foi em Cartagena que ele escreveu uma de suas obras primas, O amor nos tempos do cólera, em 1985. Mais um motivo para conhecer um pouco do Caribe na América do Sul! (Vanessa Zampronho)

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados