A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

A volta dos turistas em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha reabriu para o turismo, com restrições de voos, mas não é só para evitar a Covid

16/10/2020 às 19:54  atualizado em 17/10/2020 às 10:49

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A Baía dos Porcos tem apenas 100 metros de extensão, mas tamanho não é problema: o local foi eleito como uma das praias mais bonitas do Brasil

A Baía dos Porcos tem apenas 100 metros de extensão, mas tamanho não é problema: o local foi eleito como uma das praias mais bonitas do Brasil | Daniel Villaça/Gazeta de S.Paulo

As ilhas formam um conjunto vistoso: são 21 ilhas, ilhotas ou formações vulcânicas. Famosa pelas belezas naturais únicas, o arquipélago esteve fechado por mais de seis meses, devido à pandemia, e reabriu em 10 de outubro, mas nada será como antes.

Continua depois da publicidade

As restrições impostas pelo coronavírus são uma constante: há a obrigação do uso de máscaras, da realização dos exames RT-PCR (o do cotonete) para entrar na ilha, o distanciamento social, e a diminuição na quantidade de voos e passageiros que podem visitar o lugar.

Macaque in the trees
PRAIA DO SANCHO. Vizinha à Baía dos Porcos, a praia é igualmente bela e hipnotizante, mas o acesso a ela é controlado. Precisa adquirir um ingresso do Parque Nacional Marinho da ilha e descer por uma passarela. A vista de cima da praia e a cor da água prendem a atenção.

Essa redução não tem somente o intuito de evitar que os moradores contraiam a doença, mas também de manter a preservação da ilha. Há um limite de passageiros que podem desembarcar por ano no local. De acordo com o plano de manejo da área de proteção ambiental de Fernando de Noronha, feito em 2017, a ilha pode receber até 89 mil visitantes por ano. Mas algumas brechas na lei permitiram que até 150 mil pessoas pudessem desembarcar na ilha. Com a retomada restritiva das atividades, a ideia é reduzir mesmo o número de turistas. Se você pretende ir até Fernando de Noronha nos próximos meses, já pode fazer suas reservas com antecedência: são menos voos, menos quartos disponíveis nas pousadas e menos pessoas permitidas por dia na ilha. Precisa também pagar online a taxa de preservação ambiental, cobrada obrigatoriamente para os turistas. Por dia, essa taxa custa R$ 75,93, e o link para pagamento está no www.noronha.pe.gov.br.

Continua depois da publicidade

Outra obrigação é fazer o teste RT-PCR na véspera do embarque. Caso o turista fique até cinco dias - o máximo permitido -, precisa fazer outro teste. Para ajudar no rastreamento de casos de Covid-19 na ilha, os turistas precisam baixar o aplicativo Dycovid - os moradores também usam. Caso o turista apresente resultado positivo no teste feito no quinto dia de estadia, todos os que tiveram contato com ele serão avisadas e deverão ficar em quarentena. Por fim, hospedes e em quartos afastados uns dos outros, use máscara e mantenha o distanciamento social. Assim, será bem mais difícil ficar doente - e, com menos turistas, a natureza agradece.

Macaque in the trees
PRAIA DO LEÃO: Não está entre as mais conhecidas e, por ser mais isolada, é ideal para quem procura locais mais calmos. A praia também é o principal ponto de desova das tartarugas. Os biólogos do Projeto Tamar acompanham os animais na parte da noite - por conta disso, a presença de turistas é proibida a partir das 18h

Pérola do Atlântico

Continua depois da publicidade

As ilhas que formam o arquipélago são, na verdade, as partes visíveis de uma cadeia de montanhas submersa. A ilha principal tem 10 km de comprimento e, no máximo, 3,5 km de largura.

Por estar tão distante do continente - fica a 545 km de Recife (PE), e funciona como um distrito estadual de Pernambuco -, a viagem de avião pode levar de uma até quatro horas, dependendo do avião e das condições de tempo, ainda mais que o aeroporto do arquipélago recebe somente aeronaves de porte médio.

E a ideia de restringir a quantidade de turistas não é à toa. O local reserva preciosidades únicas, que precisam ser preservadas. O Projeto Tamar, que cuida da preservação das tartarugas marinhas, começou lá suas atividades de pesquisa.

Continua depois da publicidade

Macaque in the trees
FORTE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS: A ideia era proteger a ilha de invasores na época colonial do Brasil. Localizada na Baía de Santo Antônio, hoje ela guarda mesmo uma bela visão da parte norte da ilha

As belezas naturais de Noronha levaram a ilha a receber da Unesco o título de Patrimônio Natural da Humanidade.

A localização estratégica deu várias funções à ilha, como entreposto comercial, na época da colonização, e chegou até a servir de prisão. O turismo começou a florescer tardiamente, com a construção da primeira pousada em 1972. Desde então, as atividades turísticas vêm crescendo, e hoje o arquipélago tem mais de 130 locais de hospedagem, dezenas de restaurantes, empresas especializadas em mergulho e agências de turismo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados