Agamia: 5 curiosidades sobre a nova forma de relacionamento contrário à família tradicional

Cada vez mais mulheres e homens têm optado por viverem a vida solteiros

Popular entre a geração de jovens atual, a agamia simboliza os jovens que não querem um relacionamento de forma alguma. Se você já ouviu algum deles dizer que não querem se casar nem ter filhos, isso é um bom exemplo. Não à toa, o número de pessoas solteiras está aumentando.

1. O termo vem do grego: "a" (não ou sem) e "gamos" (união íntima ou casamento) e tem como base a falta de interesse de um indivíduo em firmar um relacionamento romântico com outra pessoa, o que passa também pela intenção de os casais não desejarem filhos.

2. O fato não é exclusivo do Brasil. O número de solteiros também tem subido em outros países da América Latina, assim como Estados Unidos e Japão.

3. Outro ponto é o crescente desejo dos jovens de não terem filhos. A maioria se demonstra mais preocupada com a preservação do planeta, aquecimento global, sustentabilidade, entre outras questões de vanguarda, que colocaria o futuro como algo incerto.

4. Parte dessas mudanças também está relacionada ao meio digital, através das redes sociais, o que retarda o início da vida sexual desses jovens. O foco em "amar" e "ser amado" fica de lado, com outros tipos de prioridade sendo postas em ação.

5. Em resumo, a sociedade passou por uma grande mudança na forma de ler o que é o amor, a família e o mundo, preferindo se abster destas responsabilidades e focar em outras coisas. (Fotos: Pexels. Texto: Leonardo Sandre)