Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Homenagem ao ritmo mais popular do País foi oficializada em 2007, mas já era comemorada anteriormente
Continua depois da publicidade
O compositor Adoniran Barbosa | Divulgação
Nesta segunda-feira, assim como em todo 2 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional do Samba no Brasil. A homenagem ao ritmo mais popular do País foi oficializada em 2007, mas já era comemorada anteriormente.
Continua depois da publicidade
Há duas histórias para a data ter se tornado tão importante para os sambistas. Uma delas menciona a primeira visita do histórico compositor Ary Barroso a Salvador, em 1940.
Rio e Salvador são considerados os dois berços do samba, com uma rivalidade histórica sobre o tema, e essa visita se tornou um símbolo da união do gênero.
Outra versão associa a data ao Trem do Samba, que reúne a Velha Guarda da Portela na Central do Brasil. A primeira edição ocorreu em 1996.
Continua depois da publicidade
Seja como for, uma lei de 2007, de autoria do então deputado Indio da Costa, oficializou a data como Dia Nacional do Samba em todo o território nacional.
“Se o samba nasceu ou não no Brasil, é uma questão acadêmica, hoje reduzida apenas à sua importância musicológica. O fato, incontestável, é que o samba é do Brasil, e o seu Dia Nacional vem sendo comemorado na data de 2 de dezembro”, defendeu o parlamentar na proposta.
Depois de mais de 100 anos da primeira gravação de samba, o gênero artístico, social e musical se mantém como um dos mais importantes do País.
Continua depois da publicidade
Em São Paulo surgiram sambistas históricos, como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme, Péricles, Germano Mathias e Dona Inah.
Há bairros que são especialmente importantes para o gênero musical, como a Barra Funda e a Bela Vista. Na Barra Funda foi instalada recentemente uma estátua de Geraldo Filme.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade