Entre em nosso grupo
2
O evento terá início às 14h; será distribuído acarajé gratuito, sendo unidade por pessoa
02/12/2021 às 10:44
Continua depois da publicidade
O Cepim no Jardim Maria Rosa receberá a 2ª edição do "Acarajé de Iansã" | Divulgação
A Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra, em parceria com coletivos da Cidade e a Coordenadoria da Igualdade Racial (Cepir) realizam a 2ª edição do “Acarajé de Iansã”. O evento terá início neste sábad (4), no CEPIM de Taboão da Serra, a partir das 14h. O primeiro acarajé de cada pessoa será ofertado gratuitamente.
Continua depois da publicidade
O evento vai contar com manifestações culturais, culinária e uma feira de artigos afro empreendedores. A iniciativa acontece em parceria entre TaboAfro, Feijoada de Ogum, Movimento Negro Unificado e a Coordenadoria da Igualdade Racial (Cepir), com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo Prefeitura de Taboão da Serra. O texto conta com informações do O Taboanense.
Para o coletivo TaboAfro, o evento será também uma homenagem à orixá Iansã “É conhecida como OYÁ a Deusa dos Raios e Trovões é sincretizada no catolicismo como Santa Bárbara”.
Continua depois da publicidade
Os idealizadores do evento explicam a representatividade da 2ª edição do eventono Município e comemoram. “As baianas de acarajé são um símbolo histórico do Brasil, encantando turistas do mundo todo, permanecendo no ofício por tantos anos e contribuindo para nossa cultura. Nada mais justo do que trazer a relevância com o apoio da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, para a iniciativa da Sociedade Civil que valoriza a nossa cultura, fazendo valer a cartilha da igualdade racial fortalecendo o combate ao racismo e os povos tradicionais das religiões de matrizes africanas”.
Ao comentar sobre a importância dos coletivos que atuam na Cidade, o secretário de Cultura e Turismo, Binho, diz que "A atuação direta dos coletivos, traz a referência da presença de fatos históricos para a atualidade. Nós valorizamos a cultura, queremos combater o racismo e disseminar a cartilha da igualdade racial, isso pode acontecer com trabalho em conjunto, entre os coletivos e a secretaria.”
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade