A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

5 sinais de que você precisa da ajuda de um psicólogo

A terapia pode ser um bom caminho para resolver conflitos e emoções mal resolvidas; neste dia 27 de agosto é celebrado o Dia do Psicólogo

Luana Fernandes

27/08/2022 às 11:04

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Alguns sinais podem indicar quando você precisa de terapia

Alguns sinais podem indicar quando você precisa de terapia | Divulgação

Os problemas batem à nossa porta todos os dias. Para encará-los é preciso muita energia, força e sabedoria. Em alguma fase da vida de todos nós haverá períodos de luto ou tristeza profunda. Mas quando não conseguimos lidar com nossos sentimentos, emoções e conflitos, temos motivo suficiente para buscar a ajuda de um psicólogo.

Continua depois da publicidade

Para te ajudar a identificar quais os sinais que mostram que você precisa da ajuda de psicólogo, profissional que celebra sua data comemorativa neste dia 27 de agosto, nós listamos alguns indícios de que a sua saúde mental não está bem e precisa de terapia. Confira:

1. Descontrole emocional

Quando a sensação de que tudo está perdido e de que as coisas não vão dar certo domina o indivíduo, ele se vê em uma situação de estresse, pressão e angústia contínuos e a qualidade de vida se torna muito prejudicada.

Continua depois da publicidade

O descontrole das emoções e sensações, como raiva ou tristeza, pode apontar para algo muito mais profundo.
É necessário ainda levar em conta o catastrofismo, ou seja: se um desafio que surge de repente vira um tremendo pesadelo e você só consegue pensar no pior, é um forte sinal de que há a necessidade de ajuda profissional.

Muitas vezes o medo pode ser paralisante e o indivíduo passa a evitar diversas coisas que o atormentam, como sair de casa, por exemplo.

2. Traumas não superados

Continua depois da publicidade

O luto, a perda do emprego ou uma separação podem ser o bastante para o indivíduo sair da rota saudável, perder o rumo e pedir algum tipo de ajuda. Alguns acreditam que essa dor vai embora sozinha, mas muitas vezes não é o que ocorre.

A morte de um ente querido, por exemplo, pode atrapalhar a nossa rotina e até mesmo nos distanciar de amigos.

Caso perceba que está se afastando ou seus colegas notarem o mesmo, é o momento de procurar ajuda para compreender melhor o que está acontecendo com você.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que algumas pessoas reagem ao luto de uma forma oposta, ou seja, procuram os amigos de maneira incessante e enfrentam problemas para dormir, forçando muito a tentativa de superação do problema.
Nesses casos, o comportamento também é indício de alerta.

3. Preocupação dos amigos e parentes

Os colegas e familiares podem notar padrões que muitas vezes não conseguimos identificar. Seja porque estamos tão mal emocionalmente que não enxergamos o óbvio ou por conta do estresse do cotidiano.

Continua depois da publicidade

Por isso, se mais de uma pessoa próxima notar algo diferente no seu comportamento e comentar sobre isso, é importante considerar o aviso de amigos e parentes preocupados com o seu bem-estar como um sinal de que algo não anda bem com o seu lado emocional.

4. Afastamento de atividades prazerosas

Se os encontros com a família ou os amigos, as idas ao cinema, entre outras atividades, estão perdendo a graça, pode ser um forte sinal de que algo está errado.

Continua depois da publicidade

Acreditar que atividades que antes proporcionavam prazer agora parecem não fazer sentido é um exemplo de indício de que o processo terapêutico com um psicólogo poderá ser útil para que você reencontre o que te faz feliz e pode te ajudar a clarear melhor as ideias.

5. Problemas de sono e de apetite

Vale lembrar aqui que parte dos transtornos mentais são associados a distúrbios de sono. Transtornos de humor e ansiedade, alcoolismo e síndrome do pânico geralmente são notados em pacientes que reclamam de problemas para dormir.

Continua depois da publicidade

A falta de apetite também aparece como um sinal de doenças como a depressão, por exemplo. Por isso é importante ficar atento e buscar ajuda o quanto antes.

É muito importante procurar o apoio de um psicólogo quando você desconfia de alguns destes indícios. O profissional lhe auxiliará da melhor forma a encarar a situação, para que você supere cada fase difícil que passar pela sua vida.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados