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Política

Vereadores aprovam projeto para renovação dos ônibus de São Paulo

Expectativa é que 50% da frota seja renovada já em 2025

Bruno Hoffmann

19/12/2024 às 14:30  atualizado em 19/12/2024 às 15:13

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Atualmente, a frota é de 3,5 mil ônibus, segundo autor do projeto

Atualmente, a frota é de 3,5 mil ônibus, segundo autor do projeto | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

A Câmara de São Paulo aprovou definitivamente, nesta quarta-feira (18/12), o projeto que prevê a renovação da frota de ônibus da capital paulista. A proposta vai agora para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

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Atualmente, a frota é de 3,5 mil ônibus. A expectativa é de que 50% dos veículos sejam renovados já em 2025.

“O projeto determina que 50% dessa frota, ou seja, 1.750 ônibus, serão movidos por energia absolutamente limpa: gás, eletricidade ou fontes não fósseis", defendeu Milton Leite (União Brasil), presidente da Casa e autor da proposta.

Redução até 2038

Outro objetivo do Projeto de Lei 825/2024 é que os ônibus da cidade reduzam gradualmente as emissões de poluentes pelos próximos 14 anos, para aprimorar a Lei n.º 16.802/2018.

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A expectativa é que haja até 2038 a redução entre 95% e 100% das 'emissões totais de dióxido de carbono (CO) de origem fóssil pelo sistema.

“Espera-se que a implementação gradual de tecnologias mais limpas e sustentáveis traga benefícios diretos à saúde da população e fortaleça o protagonismo de São Paulo na agenda ambiental”, defendeu Milton na justificativa do projeto.

PSOL votou contra

A bancada do PSOL foi contrária ao texto. Para o vereador Celso Giannazi (PSOL), a meta estipulada para a renovação total da frota é longa.

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“São Paulo, a maior cidade da América Latina, tem condições de fazer um programa mais avançado, para termos um prazo menor para o cumprimento dessa meta. Várias cidades do mundo têm uma situação melhor”, defendeu o vereador do PSOL.

De acordo com um levantamento deste ano, o número de ônibus elétricos de São Paulo é o menor entre as cidades da América Latina.

Em agosto, esse número era de apenas 3% dos ônibus da Capital. Em Santiago, capital do Chile, por exemplo, a quantidade representa mais de 25%.

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Idade da frota

Segundo outro levantamento de dezembro de 2023, a frota de ônibus em São Paulo tem uma idade média de 5 anos e 7 meses. Esse dado é referente aos veículos do grupo estrutural, que ligam os bairros ao centro da capital.

Nos outros dois grupos do sistema, o de articulação regional e o local, a idade média é, respectivamente, 5 anos e 6 meses e 4 anos e 6 meses.

Milton se despede da Câmara

O presidente da Câmara e autor do projeto prometeu se aposentar da vida eleitoral após o fim do atual mandato, em 31 de dezembro. Ele, porém, deve permanecer como presidente do União Brasil de São Paulo e como um dos políticos mais influentes da Capital.

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