Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Sessões na Câmara Municipal de Porto Feliz estão sendo marcadas por discussões entre vereadores | Divulgação
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Feliz, realizada na última segunda-feira (10/3), foi marcada por mais um episódio de tensão envolvendo a vereadora Lúcia de Fátima Caballero (União Brasil), conhecida como Lu Caballero.
Continua depois da publicidade
Desta vez, o desentendimento ocorreu com o vereador Pascoal Laturrague (MDB), conhecido como Nino Laturrague, durante a discussão sobre um requerimento relacionado a cirurgias de catarata. Na última semana, a reportagem da Gazeta divulgou que a atual Administração equipou a Guarda Municipal.
Não é a primeira vez que a parlamentar se envolve em conflitos com colegas do Legislativo. Recentemente, ela chamou o vereador Luís Antônio Gutierre Ruiz (MDB), o Teko, de "cafajeste", "sem-vergonha" e "vagabundo". As ofensas foram ditas durante uma discussão sobre o atendimento veterinário no município.
O novo conflito ocorreu durante a discussão de um requerimento apresentado por Lúcia de Fátima Caballero, que solicitava informações à Prefeitura sobre as cirurgias oftalmológicas de catarata.
Continua depois da publicidade
Em seu discurso, Pascoal Laturrague apoiou a atual administração e afirmou que os problemas na área da saúde estão sendo resolvidos, destacando ser o vereador que mais fiscaliza o setor.
Durante o discurso de Nino sobre o requerimento, Lu Caballero pediu que o vereador mantivesse o foco no tema em discussão. O vereador, no entanto, pediu respeito à parlamentar. Com os ânimos acirrados, a presidente da Câmara, Roselene Maria de Souza dos Santos (Podemos), interrompeu a sessão por cinco minutos
Após o retorno dos trabalhos, Pascoal voltou à tribuna e afirmou que merecia respeito das demais autoridades. Quando percebeu que o vereador estava novamente desviando do tema, Lúcia de Fátima Caballero pediu questão de ordem e informou à presidência.
Continua depois da publicidade
Irritado com a segunda interrupção, Pascoal exclamou: “Cacete, pare de me interromper”, justificando que não havia fugido do assunto.
A sessão precisou ser interrompida novamente. Mais tarde, Pascoal pediu desculpas a Lu Caballero, afirmando que sempre se deram bem. No entanto, enquanto ele falava, a vereadora deixou o plenário e não aceitou as desculpas.
Este não foi o primeiro desentendimento envolvendo Lu Caballero. Recentemente, a vereadora protagonizou uma discussão acalorada e bastante ofensiva com o vereador Teko durante um debate sobre o castramóvel e o atendimento veterinário no município.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, Lu Caballero chamou Teko de "cafajeste", "sem-vergonha" e "vagabundo" após uma troca de acusações sobre a gestão da Zoonoses e a situação dos animais em Porto Feliz.
Teko rebateu as acusações, afirmando que a Zoonoses conta com dois médicos veterinários. A discussão escalou, e a vereadora partiu para ofensas pessoais, levando o presidente da Câmara, Paulo Benedetti (Republicanos), a interromper a sessão.
No dia seguinte, Lu publicou um vídeo em suas redes sociais assumindo que errou ao extrapolar durante a discussão, mas manteve suas críticas.
Continua depois da publicidade
“Assumo que a postura que eu tive não é correta. (...) Não retiro o que eu disse porque o que eu disse é verdade. Única coisa que errei foi o momento”, afirmou. Teko, por sua vez, informou que está analisando medidas regimentais a serem tomadas.
Os recentes episódios envolvendo Lu Caballero têm chamado a atenção para o clima tenso na Câmara de Porto Feliz. Enquanto alguns colegas defendem que a vereadora age movida pela paixão pela causa animal e pela saúde pública, outros criticam sua postura agressiva durante as discussões.
Procurada pela reportagem da Gazeta, a vereadora Lúcia de Fátima Caballero se manifestou por nota.
Continua depois da publicidade
Em nota, divulgada em suas redes sociais, ela destacou que a “sessão estava decorrendo tranquilamente e que houve exaltação do vereador contrário ao requerimento”. Segundo ela, Nino fugiu do tema tentando “favorecimento e desfoque do assunto” e, de forma muito “irritada e agressiva, desferindo palavras de baixo calão e palavrão”.
Já Pascoal Laturrague, por sua vez, minimizou o ocorrido e reforçou que seu objetivo é trabalhar em prol da população. “Sempre me dei bem com a vereadora Lu. Não teve nenhum palavrão, apenas me irritei com as duas vezes que ela tentou me interromper. Peço desculpas se a ofendi, mas meu foco é fiscalizar e melhorar os serviços públicos”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade