Entre em nosso grupo
2
Política
Candidatos buscam consolidar votos nos chamados estados-pêndulo, como Pensilvânia e Geórgia
Continua depois da publicidade
Kamala Harris concorre com Donald Trump à presidência dos EUA | Reuters/Folhapress/RS/Fotos Públicas
Embora muitos cidadãos já tenham votado, a maioria do eleitorado americano vai às urnas nesta terça-feira (5/11) para decidir o futuro dos Estados Unidos. A disputa à presidência é entre Donald Trump (Partido Republicano) e Kamala Harris (Partido Democrata).
Continua depois da publicidade
Cerca de 244 milhões de americanos estão aptos a votar. O voto, contudo, não é obrigatório no país, diferentemente do Brasil, por exemplo. Por lá, o voto também é diferente, e pode ser feito de três maneiras: presencialmente no dia da eleição, antes do dia da eleição ou por correio, com até semanas de antecedência.
As apurações podem ser mais lentas com mais votos feitos pelo correio, como ocorreu em 2020, quando a maior parte do eleitorado votou por carta devido à pandemia de Covid-19.
A eleição americana será encerrada entre às 20 e 0h, no horário de Brasília, e a apuração pode levar alguns dias para ser concluída.
Continua depois da publicidade
Alguns famosos declararam para quem vai o apoio nessas eleições. Donald Trump, inclusive, declarou ódio a Taylor Swift após ela apoiar Kamala.
Para alcançar a vitória, um candidato deve garantir 270 delegados a seu favor, de um total de 538 que existem no país. Cada estado americano tem uma quantidade de delegados que é proporcional ao tamanho da população residente naquela região.
A Califórnia, por exemplo, é estado com mais delegados: 54, seguido pelo Texas, com 40. Parte dos estados americanos, tradicionalmente, vota em um partido específico. A Califórnia costuma eleger candidatos do partido Democrata, enquanto o Texas vota no Republicano.
Continua depois da publicidade
Assim, os candidatos buscam conseguir votos nos chamados “estados-pêndulo”, isto é, que podem votar em um partido ou outro e, assim, decidir as eleições. Esses estados são:
Entre eles, o mais importante é a Pensilvânia, que tem 19 delegados. Nos últimos dias, Donald Trump e Kamala Harris intensificaram suas campanhas nos estados-pêndulo para garantir votos.
Pesquisa divulgada pelo New York Times e Siena College a dois dias da eleição, revela haver indecisão entre os eleitores desses estados.
Continua depois da publicidade
Harris recebeu maior intenção de votos em Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin. Já Trump mantém vantagem no Arizona. Os estados Michigan, Geórgia e Pensilvânia seguem disputados.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade