Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Vice-prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Marcondes, durante a discussão no estádio do Mirassol | Reprodução/TV TEM
O vice-prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Marcondes (PL), é investigado por injúria racial após xingar um segurança do Palmeiras de “macaco velho”.
Continua depois da publicidade
O incidente ocorreu durante a partida entre Mirassol e Palmeiras, no domingo (23/2), pela última rodada da primeira fase do Paulistão, e rapidamente gerou repercussão nas redes sociais.
No vídeo, gravado pela TV TEM, o político aparece xingando o funcionário de “lixo”. Após os xingamentos, quando o vice-prefeito se vira de costas, é possível ouvir o grito de “macaco velho”. Imediatamente, um dos seguranças diz: “racismo, não”.
Na gravação, o diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, afirma: “Está todo mundo de testemunha que foi o vice-prefeito. Vocês vão ter que mostrar e vai ser todo mundo testemunha. Se ele chamou o cara de macaco, ele vai ser denunciado.”
Continua depois da publicidade
O segurança do Palmeiras registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Mirassol.
Segundo seu relato, ele pediu que o filho do Marcondes se retirasse da área de estacionamento. O vice-prefeito questionou o funcionário, que rebateu dizendo estar cumprindo a função. Marcondes, então, teria começado os xingamentos e deixado o estádio em seguida.
Continua depois da publicidade
Em nota, a diretoria do Palmeiras informou que não tolera nenhuma forma de discriminação e tomará as providências cabíveis. O Mirassol também soltou nota repudiando qualquer ação racista.
Em 2023, o presidente Lula (PT) assinou uma lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, com ampliação de pena. Com isso, a injúria racial pode ser punida com reclusão de 2 a 5 anos.
A Gazeta tentou entrar em contato com Marcondes. Este espaço segue aberto em caso de manifestação do acusado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade