A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Veja como é feita a apuração dos votos das eleições nos Estados Unidos

Constituição americana estipula que cada estado crie suas próprias regras para apurar a contagem dos votos

Crisley Santana

05/11/2024 às 18:15  atualizado em 05/11/2024 às 18:20

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Eleições nos EUA é definida estado por estado

Eleições nos EUA é definida estado por estado | Cottonbro Studio/Licença Creative Commons

Nesta terça-feira (5/10) deve ser definido o nome de quem ocupará a presidência dos Estados Unidos. A disputa é entre os candidatos Kamala Harris, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Republicano. A apuração é feita estado por estado.

Continua depois da publicidade

Algumas projeções indicam que o vencedor deve ser anunciado até a tarde de quarta-feira (6/10), embora em eleições anteriores o processo tenha sido maior.

Cada estado no país adota regras eleitorais próprias. Elas incluem métodos diferentes de contagem de votos. Dessa maneira, o prazo para a apuração fica um pouco mais imprevisível.

Isso porque, enquanto alguns estados usam cédulas de papel, outros usam urnas eletrônicas, além da opção de votos enviados pelo correio. Em alguns casos pode levar dias para a conclusão da apuração.

Continua depois da publicidade

Nas eleições de 2020, por exemplo, a vitória do presidente Joe Biden foi confirmada quatro dias após o término da votação.

Já nas eleições de 2016, Donald Trump foi declarado vencedor poucas horas depois do fechamento das urnas, ainda na madrugada do dia seguinte. 

Inclusive, veja como votaram os candidatos à presidência nos Estados Unidos

Continua depois da publicidade

Voto nos estados-pêndulo

Para alcançar a vitória, um candidato deve garantir 270 delegados a seu favor, de um total de 538 que existem no país. Cada estado americano tem uma quantidade de delegados que é proporcional ao tamanho da população residente naquela região.

Os chamados estados-pêndulo são aqueles em que a cada eleição um candidato de um dos partidos, Republicano e Democrata, é eleito, sem haver preferência específica. Esses estados podem, inclusive, definir as eleições. Eles são:

  1. Pensilvânia;
  2. Michigan;
  3. Nevada;
  4. Wisconsin;
  5. Arizona;
  6. Geórgia;
  7. Carolina do Norte;
  8. Fórida.

Na Pensilvânia o fechamento das urnas será às 22h desta terça-feira. A contagem das cédulas recebidas via correio, contudo, só iniciam com o fechamento das urnas e, por isso, a apuração pode ser um pouco mais demorada. 

Continua depois da publicidade

Já na Carolina do Norte, o fechamento será às 21h30 e a projeção é que o vencedor no estado seja anunciado ainda nesta noite. Na Geórgia, por outro lado, embora a maioria dos votos já defina algum resultado, o condado de Fulton pode fazer demorar um pouco mais a contagem.

Em Michigan as urnas fecham entre 22 e 23 horas e a expectativa é de que o resultado saia na quarta-feira. No Arizona, o fechamento tem previsão de ser entre 23 e 0h. Com votos pelo correio, a votação pode atrasar para ser definida.

Em Wisconsin, o fechamento será às 23 horas e o resultado pode sair ainda durante à noite ou madrugada. Por fim, em Nevada, as urnas serão fechadas à meia-noite. Como grande parte do eleitorado opta pelo voto via correio, a contagem pode atrasar.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados