Entre em nosso grupo
2
Política
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o intercâmbio comercial entre as duas economias chegou ao valor de US$ 75 bilhões
Continua depois da publicidade
Eleições americanas terminam nesta terça-feira (5/11) | Divulgação
As eleições presidenciais de 2024 nos Estados Unidos terminam nesta terça-feira (5/11). O resultado da disputa entre Kamala Harris, do Partido Democrata, e Donald Trump, do Partido Republicano, define o próximo presidente da maior economia mundial.
Continua depois da publicidade
Justamente por isso, o resultado também influencia o cenário econômico, comercial e político internacional, incluindo o Brasil. Isso porque os Estados Unidos ocupam a posição de segundo maior parceiro comercial do País, atrás apenas da China.
Em 2023, por exemplo, o intercâmbio comercial entre as duas economias chegou ao valor de US$ 75 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Abaixo, confira aspectos da política e economia impactados pelo resultado das eleições americanas. Veja também a lista dos estados que podem decidir o futuro dos Estados Unidos nestas eleições.
Continua depois da publicidade
A depender do resultado, as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos podem ter direções diferentes. Atualmente, as exportações brasileiras para os EUA se destacam em setores como petróleo, ferro, aço, café e celulose.
Especialistas apontam, contudo, que uma possível vitória de Trump poderia mudar esse cenário, dado seu foco em políticas protecionistas e tarifas alfandegárias, inclusive, destaque em sua campanha.
Mesmo a relação entre Brasil e China poderá ser pressionada por uma possível eleição de Trump. Isso porque o ex-presidente e candidato à reeleição.
Continua depois da publicidade
Outro fator é o comportamento do dólar em relação ao real. Isso porque a taxa de câmbio entre as moedas pode ter alterações com o desfecho das eleições. Uma vitória de Trump, por exemplo, poderia levar o Banco Central dos EUA a elevar as taxas de juros, o que impactaria diretamente o valor do dólar no Brasil.
Na área ambiental, as plataformas dos candidatos divergem. Kamala Harris defende um comprometimento mais robusto com o Acordo de Paris, destacando a necessidade de energias limpas e combustíveis sustentáveis.
Trump, por outro lado, é favorável à retirada dos EUA do acordo, além de mostrar menos incentivo à produção de veículos elétricos e políticas de sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade