Entre em nosso grupo
2
Política
Empresário assume o mandato a partir de 1º de janeiro de 2025
Continua depois da publicidade
Taka Yamauchiserá o próximo prefeito de Diadema | Reprodução/Facebook
Taka Yamauchi (MDB) será o novo prefeito de Diadema, na Grande São Paulo. Ele venceu o segundo turno das Eleições de 2024 contra o petista Filippi, que buscava a reeleição. Será o primeiro mandato do empresário, que assume o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025.
Continua depois da publicidade
A vitória de Taka foi confirmada por volta das 18h30 deste domingo (27/10). Com 100% das urnas apuradas, o emedebista venceu com 52,59% dos votos válidos contra 47,41% do atual prefeito. Filippi buscava seu quinto mandato à frente de Diadema.
A disputa foi acirrada de ponta a ponta. No primeiro turno, disputado no dia 6 de outubro, a diferença entre os dois foi de pouco mais de 2% dos votos válidos para Yamauchi. O município teve quatro candidatos a prefeito e 410 candidatos a vereador nestas Eleições.
Engenheiro e empresário, Taka Yamauchi tem 46 anos e nunca havia sido eleito a um cargo público. Ele, porém, já foi secretário de obras em Ribeirão Pires e presidente da SPObras, em São Paulo, no governo Ricardo Nunes (MDB).
Continua depois da publicidade
O empresário havia tentado ser prefeito de Diadema em 2020, quando perdeu justamente para Filippi.
Neste ano, contou com apoio do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que participou, inclusive, de uma caminhada na reta final do segundo turno.
O MDB não comandava a cidade da Grande São Paulo desde o governo de Lauro Michels (1977-1983). Desde então, foram sete governos do PT, dois do PV e um do PSB.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade