Entre em nosso grupo
2
Política
Como prevê a Constituição Federal, um possível segundo turno pode acontecer em cidades com mais de 200 mil eleitores
Continua depois da publicidade
Embu das Artes e Sumaré se juntam a outras 28 cidades que já tiveram ou podem ter um segundo turno nas eleições | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou nesta segunda-feira (10) que mais duas cidades paulistas podem ter segundo turno nas eleições municipais de outubro deste ano.
Continua depois da publicidade
Embu das Artes, na região sudoeste da Grande São Paulo, e Sumaré, no interior paulista se juntam a outras 28 cidades que já tiveram ou podem ter um segundo turno nas eleições.
Com isso, 30 dos 645 municípios de São Paulo podem ter segundo turno nas eleições. Confira cidades:
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o município precisa ultrapassar a marca de 200 mil eleitores, condição prevista na Constituição Federal para a realização de um segundo turno. Essa condição sinaliza que nenhum candidato à prefeitura alcance a maioria absoluta dos votos.
Continua depois da publicidade
A maioria absoluta considera pela menos metade dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos) mais um.
Nas eleições de 2020, a última eleição municipal, o eleitorado de Embu das Artes era composto por 189.289 pessoas. Neste ano, o total registrado até o final de maio, mês em que houve o fechamento do cadastro eleitoral, é de 207.471.
Já em Sumaré, nas eleições de 2020, o eleitorado era de 189.410 pessoas e agora subiu para 203.238 eleitores e eleitoras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade