A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 12 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Só três prefeituras de SP recebem nota máxima em transparência; veja quais

Veja prefeituras e Câmaras mais bem avaliadas em transparência das informações públicas em 2024

Bruno Hoffmann

12/02/2025 às 18:05  atualizado em 12/02/2025 às 18:16

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Taboão da Serra é uma das prefeituras avaliadas com o índice Diamante, o mais alto

Taboão da Serra é uma das prefeituras avaliadas com o índice Diamante, o mais alto | Daniel Villaça/Gazeta de S.Paulo

Só três prefeituras do estado de São Paulo receberam o índice mais alto de transparência das informações públicas em 2024.

Continua depois da publicidade

O estudo foi revelado pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

As prefeituras avaliadas com o índice Diamante, o mais alto, são de Taboão da Serra, Taciba e Itapevi. Já as Câmaras avaliadas como Diamante são Indaiatuba, Sales, Quintana, Adamantina, Jaú, Campinas, Lavrinhas, Ibirá e Itatiba.

Na categoria Ouro estão 695 municípios paulistas. Prata, por sua vez, são 557, entre prefeituras e Câmaras.

Continua depois da publicidade

Paulistas em 15º

O estado de São Paulo está apenas na 15ª no índice nacional, contando todos os estados e o Distrito Federal, com 63,30%. O Estado está um pouco abaixo da média nacional, que é de 63,94%.

O estado com o maior índice de transparência pública é o Pará, com 89,98%. Curiosamente, o estado com menor índice de transparência é o Amazonas, com 25,7%. O Rio Grande do Sul não foi incluído na análise.

Índice nacional

O índice de transparência das informações públicas de estados e municípios brasileiros ficou em 63,94% em 2024. Os dados foram revelados pelo PNTP, liderado pela Atricon.

Continua depois da publicidade

A análise se baseia em uma série de critérios de avaliação que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.

Para Edilson Silva, presidente da Atricon, os critérios técnicos rígidos garantiram a relevância do programa. Isso incentiva gestores a participar e buscar a certificação.

Ciclo de 2025

A Atricon divulgou, na segunda-feira (10/2), o cronograma do ciclo de 2025 do PNTP. As atividades deste ano começaram na última quinta (6/2) com a análise de contribuições e sugestões para aprimorar o Programa.

Continua depois da publicidade

Nos dias 20 e 21 de março, equipes técnicas dos Tribunais de Contas (TCs) participarão de uma capacitação no TCDF, em Brasília.

Na ocasião serão apresentados os regulamentos e as ferramentas que serão utilizados no ciclo de 2025.

O evento contará ainda com a participação de integrantes do Comitê Executivo do PNTP e membros da comissão do Projeto Transparência Pública da Atricon.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados