Entre em nosso grupo
2
Política
Fora a capital paulista, 50 municípios terão segundo turno para a prefeitura
Continua depois da publicidade
Só há segundo turno em eleições para prefeitura em municípios com mais de 200 mil eleitores aptos | Antônio Augusto/Ascom/TSE
A cidade de São Paulo é a capital com mais eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições municipais, conforme informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (17/10).
Continua depois da publicidade
A cidade soma 9.322.444 eleitores, que decidirão quem comandará a prefeitura pelos próximos quatro anos. Na sequência de São Paulo, está Belo Horizonte, Minas Gerais, com 1.992.984 eleitores. Fecha o pódio a cidade de Fortaleza, no Ceará, com 1.769.681 pessoas aptas a votarem.
De maneira geral, o País tem 33.996.477 eleitores espalhados nos 51 municípios que retornarão às urnas para decidir quem serão os gestores comandantes das gestões municipais. Entre essas cidades, 15 são capitais.
Segundo a Constituição Federal, só há segundo turno em eleições para prefeitura em municípios com mais de 200 mil eleitores aptos.
Continua depois da publicidade
Para isso é necessário que nenhum candidato ao cargo tenha obtido mais da metade dos votos válidos na primeira rodadas das eleições. Assim, disputam os dois concorrentes mais votados na primeira etapa.
No caso da capital, por exemplo, concorrem o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que mantém vantagem em pesquisa apesar do apagão, e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
Nesta quinta-feira (17/10), Nunes desistiu de ir em debate pela segunda vez e Boulos foi sabatinado.
Continua depois da publicidade
Ao todo, concorrem nos municípios pelo País 102 candidatos e candidatas, sendo 87 homens e 15 mulheres encabeçando as chapas. Em cargos de vice, por sua vez, são 60 homens e 42 mulheres concorrendo.
O segundo turno das eleições acontece no dia 27 de outubro (domingo), das 8h às 17h.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade