Entre em nosso grupo
2
Política
Vereador tomou posse nesta quarta (1º/1) após ser eleito por 49 votos a favor e seis contrários
Continua depois da publicidade
Na última gestão municipal, Ricardo Teixeira foi responsável pela criação da Faixa Azul | Mozart Gomes/CMSP
O novo presidente da Câmara de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil), tomou posse nesta quarta-feira (1º/1) após ser eleito por 49 votos a favor e apenas seis contrários. Ele vai comandar a Casa pelo período de um ano, com possibilidade de reeleição.
Continua depois da publicidade
Eleito pela primeira vez para o cargo em 2004 e reeleito sucessivamente desde então, Teixeira também foi secretário municipal em duas ocasiões: de Subprefeituras, entre 2013 e 2015 (na gestão de Fernando Haddad, do PT) e de Verde e Meio Ambiente, a convite do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Na última gestão municipal, foi responsável pela criação da Faixa Azul, que contribuiu para a redução de mortes de motociclistas na capital paulista.
O vereador é do mesmo partido de Milton Leite (União Brasil), que foi presidente da Casa durante os últimos três anos. Inicialmente, Leite preferia indicar o seu apadrinhado, Silvão Leite (União Brasil), para o cargo. O fato de ser um vereador novato, porém, pesou contra a pretensão.
Continua depois da publicidade
“Miltão é uma lenda”, disse Teixeira após tomar posse, demonstrando gratidão pelo presidente do diretório municipal do União Brasil.
Ele tem bom trânsito entre todos os partidos, inclusive os de esquerda. Nas eleições para a presidência da Câmara, só não recebeu votos do PSOL, que preferiu apostar em Celso Giannazi (PSOL).
Teixeira é engenheiro, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo. Na administração pública atuou na CET, Dersa, DER e EMTU.
Continua depois da publicidade
Em 2024, foi reeleito vereador para o sexto mandato com 31.566 votos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade