A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Saiba como denunciar mentiras sobre o processo eleitoral

SOS Voto é um canal disque denúncia em parceria com a Anatel, que tem como número 1491

Monise Souza

03/10/2024 às 17:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
SOS Voto é um canal disque denúncia que tem como número 1491

SOS Voto é um canal disque denúncia que tem como número 1491 | Reprodução/TSE

As Eleições de 2024 para prefeito e vereador se aproximam e há várias notícias falsas espalhadas pelas redes sociais. Para isso, os eleitores que quiserem realizar denúncias de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou à disposição da população o SOS Voto.

Continua depois da publicidade

As Eleições 2024 ocorrem neste domingo (6/10). Confira as datas do 1º e do 2º turno das eleições para não ficar perdido. O momento do voto é o exercício do direito de cada eleitor (a) de escolher seu representante. Este exercício de cidadania não será usado para nenhum outro fim. 

O que é o SOS Voto?

O SOS Voto é um canal disque denúncia em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que tem como número 1491. O canal tem o objetivo promover maior transparência e agilidade no enfrentamento das mentiras durante as Eleições Municipais de 2024.   

Quando posso ligar?

O disque denúncia tem capacidade para atender até mil ligações diárias. Os cidadãos podem acessar o SOS Voto gratuitamente de qualquer cidade do país de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h.

Continua depois da publicidade

Os atendentes recebem e encaminham as informações, oferecem orientações sobre os fatos denunciados e sobre como registrar as denúncias diretamente na internet, por meio do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade).  

Caso as denúncias sejam consideradas válidas, serão encaminhadas à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou aos juízes eleitorais responsáveis.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados