Entre em nosso grupo
2
Política
Cidade terá disputa no 2º turno para o cargo de prefeito pela primeira vez em 20 anos
Continua depois da publicidade
Candidatos a prefeito de Santos Rosana Valle e Rogério Santos | Reprodução/Facebook/Divulgação
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, terá disputa no segundo turno para o cargo de prefeito pela primeira vez em 20 anos. Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL) voltam a se enfrentar nas urnas no próximo dia 27 de outubro.
Continua depois da publicidade
Com 100% das urnas apuradas, o atual prefeito Rogério dos Santos terminou em primeiro com 43,29% dos votos, enquanto Rosana Valle recebeu 42,65% dos votos válidos.
Depois da vitória de Papa (PMDB) sobre Telma de Souza (PT) em 2004, todas as disputas pela prefeitura de Santos terminaram no primeiro turno, com vitórias de Papa (PSDB), em 2008, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), em 2012 e 2016, e Rogério Santos (PSDB), em 2020.
Rogério Santos liderou a coligação Santos sempre em frente (PP, Podemos, PRTB, Republicanos, Novo, PSB, União Brasil, PSD, Solidariedade e Federação PSDB-Cidadania), enquanto Rosana Valle está a frente da coligação Santos Valle muito mais (MDB, PL, Mobiliza e PRD).
A ex-prefeita Telma de Souza (PT) ficou em terceiro lugar, com 13,40%, e Nando Pinheiro (Avante) foi o quarto colocado, com 0,67% dos votos válidos.
Continua depois da publicidade
Rogério Pereira dos Santos é servidor público concursado, prefeito de Santos e tem 58 anos. Formado em Odontologia e mestre em Saúde Coletiva, coordenou o Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (IMPACTO).
Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, chefe de gabinete e secretário municipal do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Em 2020, foi eleito prefeito de Santos pelo PSDB. Se filiou ao partido Republicanos no ano passado.
Rosana de Oliveira Valle é jornalista, deputada federal e tem 55 anos. Sua carreira jornalística durou mais de 20 anos e foi marcada pelo período na filiada da Globo, onde atuou como repórter, apresentadora e âncora.
Continua depois da publicidade
Trocou os microfones pela política e se elegeu deputada federal de São Paulo pelo PSB, em 2018. Foi reeleita em 2022 pelo PL e, agora, disputa a prefeitura de Santos.
A cobertura completa e em tempo real da cidade de São Paulo pode ser acompanhada no site da Gazeta, por meio da atualização constante deste texto, ou acompanhe a apuração de cada cidade por aqui.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade