A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Regime da Venezuela posta mensagem intimidatória ao Brasil

Publicação pelas redes sociais diz que quem mexe com a Venezuela 'se dá mal', com a imagem do presidente Lula

Bruno Hoffmann

31/10/2024 às 17:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Publicação feita por instituição venezuelana contra o Brasil

Publicação feita por instituição venezuelana contra o Brasil | Reprodução/Instagram

A Polícia Nacional Bolivariana, controlada pelo governo da Venezuela, publicou pelas redes sociais uma imagem que mostra uma silhueta do presidente Lula (PT) e a bandeira brasileira. A mensagem diz: “quem mexe com a Venezuela se dá mal".

Continua depois da publicidade

A legenda diz: "Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagem de ninguém, não somos colônia de ninguém. Estamos destinados a vencer". Os textos estão em espanhol.

A publicação marca Diodado Cabello, ministro do Interior e dirigente próximo ao presidente Nicolás Maduro.

Relação tensa

A relação entre Brasil e Venezuela está tensa desde as eleições presidenciais daquele país, em julho, nas quais Maduro foi declarado vencedor em meio a denúncias de fraude.

Continua depois da publicidade

O presidente Lula não reconheceu a vitória de Maduro, que costumava ser parceiro do presidente brasileiro. Após o episódio, o Brasil vetou o ingresso da Venezuela como parceira do Brics.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano informou na quarta (30/10) que convocou seu embaixador em Brasília para consultas após declarações de autoridades brasileiras —dentre elas, o Celso Amorim, que seria "mensageiro do imperialismo norte-americano", nas palavras de Caracas.

Boulos chamou Venezuela de ditadura

Outros aliados de Lula também tem mudado o discurso em relação ao país vizinho. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) classificou o regime de Nicolás Maduro como uma ditadura durante a campanha eleitoral para a Prefeitura de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Foi primeira vez que o psolista afirma de forma clara que a Venezuela não vive sob uma democracia, apesar de já ter criticado as eleições do país vizinho algumas vezes.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados