Entre em nosso grupo
2
Política
Lei foi criada para impedir que pessoas com histórico de práticas corruptas ou condenações graves concorram a cargos eletivos
Continua depois da publicidade
Lei foi fruto de mobilização popular | Divulgação/TSE
Antes de eleger os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das cidades, no próximo dia 6 de outubro, importante entender que todos os candidatos que concorrem a um dos cargos possuem a 'ficha limpa'. Mas você sabe o qual objetivo da Lei da Ficha Limpa?
Continua depois da publicidade
A lei foi fruto de uma mobilização popular e surgiu para não permitir que políticos condenados por algum tipo de crime grave, abuso de poder econômico, corrupção ou crimes eleitorais percam a chance de concorrer novamente. Isso porque se tornam 'ficha suja'.
Objetivo
O principal objetivo da Lei da Ficha Limpa (Lei n.° 135, de 2010) é impedir que pessoas com histórico de práticas corruptas ou condenações graves concorram a cargos eletivos. Consulte se o seu candidato tem a ficha limpa
Continua depois da publicidade
Ela serve como garantia de que os candidatos à vida pública tenham uma conduta ética e moral adequada, protegendo a integridade administrativa e a moralidade no exercício dos mandatos políticos.
Em resumo, a Lei possibilita manter a população segura de que os eleitos tenham histórico limpo e que possam contribuir com a credibilidade e legitimidade das eleições e das instituições políticas no Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade