Entre em nosso grupo
2
Política
José Aníbal garante não haver possibilidade de votar no atual prefeito, contrariando decisão de instâncias superiores do PSDB
Continua depois da publicidade
José Anibal durante participação do podcast De Olho no Poder, da Gazeta | Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo
Vice de Datena (PSDB) na disputa de primeiro turno, o presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, José Aníbal, disse que não apoiará Ricardo Nunes (MDB) “de jeito nenhum” neste segundo turno. A posição é contrária à decisão de instâncias superiores do partido.
Continua depois da publicidade
Segundo o líder tucano, Nunes é “tutorado pelo bolsonarismo”, e isso foi um fator decisivo para se afastar do atual prefeito da Capital.
“Não voto em Ricardo Nunes de jeito nenhum, em nenhuma circunstância. Ele foi um péssimo prefeito, e com os apoios que vem recebendo o governo dele deve piorar”, afirmou o dirigente durante entrevista ao podcast De Olho no Poder, da Gazeta, nesta quarta-feira (9/10).
Ele explicou que os tucanos da Capital estão liberados para votar em quem quiser, mas que sente haver uma resistência grande para que esse apoio migre ao atual prefeito.
Continua depois da publicidade
“Mas também não tem nenhum estímulo destacado para Boulos. O que prevalece entre eles é uma posição de neutralidade”, destacou.
O presidente do diretório estadual do PSDB em São Paulo e prefeito de Santo André, Paulo Serra, anunciou apoio oficial da sigla a Ricardo Nunes (MDB) no segundo turno da Capital.
Apesar da divergência, Serra negou que a decisão estadual crie mais crise no partido na cidade de São Paulo, já que o posicionamento é igual ao de Marconi Perillo, presidente do diretório nacional da sigla.
Continua depois da publicidade
“Isso tudo está sendo dialogado. Tenho certeza de que o Zé [Aníbal], como militante histórico que é, não vai contra uma decisão estadual e federal”, disse o dirigente, com exclusividade para a Gazeta, na terça-feira (8/10).
“Marconi já declarou que o caminho do PSDB é longe do lulopetismo, representado pelo [Guilherme] Boulos, portanto vai apoiar o Ricardo no segundo turno”, completou Serra.
O PSDB aprofundou o racha na Capital após uma ala defender o apoio a Nunes, enquanto o grupo liderado por Aníbal brigar por uma candidatura própria após o prefeito paulistano negar a vaga de vice ao tucanato – o que seria uma troca ao que aconteceu em 2020, quando Nunes foi eleito como vice de Bruno Covas (PSDB), prefeito que morreu em maio de 2021.
Continua depois da publicidade
A decisão de lançar Datena fez com que todos os oito vereadores tucanos na Câmara Municipal de São Paulo migrassem para outros partidos. O PSDB não conseguiu eleger qualquer vereador nas eleições deste ano, o que nunca tinha acontecido na história do partido na Capital.
Outro prefeito tucano do ABC Paulista, Orlando Morando, de São Bernardo do Campo, também afirmou nesta quarta (9/10) que se manter distante do PT foi fator decisivo para anunciar apoio de segundo turno na cidade.
Com isso, Morando anunciou apoio a Marcelo Lima (Podemos) no segundo turno das eleições. O pleito será disputado contra Alex Manente (Cidadania).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade