Entre em nosso grupo
2
Política
Gilvan defende diálogo mais próximo entre prefeitos do ABC por questões como combate a enchentes, segurança e mobilidade
Continua depois da publicidade
Gilvan, prefeito eleito de Santo André, durante almoço com colegas do ABC | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O prefeito eleito de Santo André, Gilvan (PSDB), disse defender que São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul retornem ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Ambas as cidades pediram para sair do bloco em 2022.
Continua depois da publicidade
A afirmação foi feita na tarde desta quarta-feira (30/10), à reportagem da Gazeta, antes do almoço que reuniu os sete novos prefeitos do Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
“Acredito muito que as relações pessoais não podem interferir na política regional. Os prefeitos eleitos têm que dialogar, e desenvolver as políticas públicas da região, como combate a enchente, segurança pública e mobilidade urbana”, afirmou o tucano.
“Uma cidade acaba impactando na outra. Claro, cada prefeito foi eleito e é responsável pelo seu município, mas vou defender que todos retornem ao consórcio”, completou Gilvan.
Continua depois da publicidade
Em 2022, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires oficializaram a saída do consórcio por considerarem o modelo obsoleto, mas logo depois Ribeirão Pires retornou.
O prefeito eleito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), disse nesta quarta que defende o retorno do município, e que há uma possibilidade de voltar ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC já em 1º de janeiro, quando se inicia o seu mandato.
Já Tite Campanella (PL), eleito em São Caetano do Sul, permanece irredutível em retornar sob o atual modelo do consórcio, apesar de dizer que topa conversar para a criação de um modelo que envolva um papel mais ativo do governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Pioneira no País, a organização é unir municípios da região para conseguir melhorias de forma conjunta tanto com o governo estadual quanto com o federal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade