A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 14 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Prefeito de Santo André pretende que ABC Paulista seja prioridade para obras do metrô

Em entrevista exclusiva à Gazeta, Gilvan destacou importância do metrô para a região, além de falar de creches em tempo integral, saúde e segurança pública

Bruno Hoffmann

13/01/2025 às 14:35  atualizado em 13/01/2025 às 14:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Gilvan, prefeito de Santo André, durante entrevista à Gazeta

Gilvan, prefeito de Santo André, durante entrevista à Gazeta | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira de Souza Júnior (PSDB), disse que pretende iniciar uma série de conversas com o Governo de São Paulo para acelerar o começo das obras da Linha 20-Rosa do metrô, que ligará a Capital ao ABC Paulista.

Continua depois da publicidade

“A construção do metrô ultrapassa gestões, não é do dia para a noite, mas é preciso iniciar as obras”, disse o tucano em entrevista ao podcast De Olho no Poder, da Gazeta, na última sexta-feira (10/1).

Questionado se outras regiões da Grande São Paulo podem ter a chegada do metrô antes do que o ABC, como Taboão da Serra, o mandatário disse que pretende usar o Consórcio do Grande ABC para garantir prioridade à região.

“O que queremos, com o Consórcio do Grande ABC, é conversar com o governador para colocar a região do ABC como prioridade. É isso que vamos fazer”, garantiu.

Continua depois da publicidade

Segundo o projeto do Metrô, o ramal da Linha 20-Rosa terá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja de metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a futura Linha 22-Marrom.

100 primeiros dias

A visita de Gilvan à redação da Gazeta foi a primeira entrevista exclusiva que o prefeito concedeu desde que tomou posse, em 1º de janeiro. Aos 32 anos, ele é o prefeito mais jovem da história do município.

No encontro, o mandatário adiantou que pretende anunciar em breve um plano de ações para os primeiros 100 dias de gestão.

Continua depois da publicidade

“A população pode esperar muito resultado, com obras, entregas, projetos e programas. O Complexo Viário Santa Teresinha e o trecho da Maurício de Medeiros, por exemplo, terão aceleração do ritmo de obras”, afirmou.

Ele também garantiu que vai manter o mesmo modelo de gestão do antecessor, Paulo Serra (PSDB), mas começará a imprimir um estilo próprio na administração municipal.

“O modelo de gestão, aprovado na cidade, é o mesmo. As pessoas, claro, têm estilos diferentes, e cada um imprime o seu ritmo, a sua identidade”, disse.

Continua depois da publicidade

Creche em tempo integral

O tucano também garantiu que vai cumprir a promessa de campanha de universalizar as creches em tempo integral na cidade. Segundo ele, as creches do tipo saltaram de 12% para 67% na gestão Paulo Serra.

“Agora, pretendemos reorganizar a rede para conseguir 100% das creches em tempo integral durante o mandato”, afirmou.

Segurança pública

Gilvan também disse que pretende aumentar em 30% o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), que hoje conta com 610 agentes.

Continua depois da publicidade

Além disso, tem a pretensão de reorganizar a GCM para ter mais agentes na rua antes mesmo de abrir o concurso. O anúncio deve ser feito nas próximas semanas.

Por fim, pretende pedir ao governo paulista o envio de mais PMs para a cidade porque, segundo ele, Santo André tem visto uma diminuição de policiais militares nas ruas nos últimos anos.

O comando da PM é do governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Prefeito de Santo André Gilvan  Gilvan disse que pretende aumentar em 30% o efetivo da GCM/Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo

Saúde pública

O gestor municipal exaltou a criação do Poupatempo da Saúde na gestão anterior, quando era secretário da Saúde, e disse que o serviço se tornou referência nacional.

Na última semana, a cidade também inaugurou o serviço de quimioterapia municipal. “A qualidade de vida de quem precisa do serviço vai melhorar bastante”, garantiu.

Antes, os moradores precisavam viajar para outras cidades, como Guarulhos, para continuar o tratamento.

Continua depois da publicidade

Crise no PSDB

Sobre a crise que o PSDB enfrenta nos últimos anos, Gilvan garantiu estar esperançoso em relação ao futuro do partido. O mandatário exaltou, por exemplo, o aumento do número de prefeituras conquistadas pela sigla nas últimas eleições.

"Toda crise representa uma oportunidade. O PSDB tem a grande oportunidade de aglutinar e de voltar a ter protagonismo, porque tem grandes quadros."

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados