Entre em nosso grupo
2
Política
Ferramenta de consulta é válida tanto para quem mora no Brasil quanto para quem vive no exterior
Continua depois da publicidade
Muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre sua condição perante à Justiça Eleitoral | Tomaz Silva/Agência Brasil
As eleições 2024 ocorrem neste domingo (6/10), mas nem todos os cidadãos estão aptos a votar. Isso porque, parte dos eleitores pode estar com seus documentos suspensos ou cancelados. Entenda mais sobre cada um desses casos.
Continua depois da publicidade
A seguir, a Gazeta explica como verificar se há alguma pendência no título eleitoral e informações para regularização do documento.
Consultar a situação do seu título de eleitor é bem simples. Basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na aba "Autoatendimento Eleitoral".
Logo após, o eleitor precisa informar o número do título, o CPF ou o nome completo na opção “Consultar Situação Eleitoral”. Após a inserção dos dados, o sistema irá informar se o documento está apto para a eleição.
Continua depois da publicidade
Confira a seguir as três diferentes situações em que o título eleitoral pode se enquadrar.
Caso apareça que sua situação está regular, significa que o título de eleitor está disponível, ou seja, você poderá votar sem nenhum tipo de restrição.
No site do TSE também será possível solicitar a transferência, revisão ou a emissão da segunda via do documento.
Continua depois da publicidade
Caso a condição do seu título seja de "cancelado", significa que o mesmo está indisponível para voto e apenas estará habilitado para efetuar a transferência ou revisão.
O título é cancelado pelos motivos de ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa, ou não comparecimento à revisão do eleitorado do município onde o eleitor vota.
Caso o título esteja suspenso, o eleitor ou eleitora também será impedido de votar. A suspensão ocorre caso de prestação de serviço militar, condenação criminal definitiva, condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (caso não tenha mais recursos) entre outros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade