Entre em nosso grupo
2
Política
Documento com irregularidades impede que o eleitor vote e restringe acesso a alguns direitos essenciais; entenda quais
Continua depois da publicidade
Está com dúvidas sobre como verificar sua situação eleitoral? A Gazeta te explica | Reprodução/TSE
Para votar nas eleições municipais de 2024 neste domingo (6/10) e, se houver segundo turno, no domingo (27/10), é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral. O título de eleitor dos cidadãos precisa estar regular.
Continua depois da publicidade
Além de necessário para exercer o direito democrático, estar com a situação eleitoral regularizada é uma exigência para, por exemplo, tirar o passaporte, fazer matrícula em universidade pública ou assumir cargo por meio de concurso público.
Está com dúvidas sobre como verificar sua situação eleitoral? A Gazeta te explica. A operação é bem simples e rápida.
Basta acessar o “Autoatendimento Eleitoral”, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Continua depois da publicidade
Em seguida, selecione a opção “Consultar Situação Eleitoral” e informe o número do título, o CPF ou o nome completo. Após informar os dados, o sistema irá exibir se o documento está apto para uso.
Regular - Significa que seu título está disponível para uso, ou seja, você pode votar sem problemas. Na mesma aba também é possível solicitar a transferência, a revisão ou a emissão da segunda via do documento.
Cancelado - Na condição de cancelado, o título fica indisponível para voto e só está habilitado para transferência ou revisão. Os principais motivos do cancelamento são a ausência em votações anteriores (três eleições consecutivas, sem apresentar justificativa) e o não comparecimento para a revisão do eleitorado no município onde você vota.
Continua depois da publicidade
Suspenso - O título suspenso também impede o eleitor de votar. A suspensão ocorre em caso de conscrição (prestação de serviço militar), condenação criminal definitiva, condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (em que não caiba mais recurso), entre outros.
Quem consultou a situação do título e observou qualquer situação diferente da regular, não poderá votar nas eleições de 2024. Isso porque o prazo para regularização terminou no dia 8 de maio.
Além de ficar de fora das votações, os cidadãos em situação de irregularidade na Justiça Eleitoral não podem tirar passaporte, carteira de identidade, ingressar em universidade ou renovar matrícula em instituição de ensino superior.
Continua depois da publicidade
Outros direitos restringidos são: assumir cargo comissionado ou efetivo por aprovação em concurso público, obter empréstimo em instituições públicas com crédito mantido pelo governo, entre outras complicações.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade