Entre em nosso grupo
2
Política
Fórum Internacional do G20 com líderes das principais economias do mundo
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez, o evento global será realizado no Brasil, no Rio de Janeiro. | Marcos de Paula/PMRJ
O Brasil será palco de diversas nações nos próximos dias, de quinta (14/11) a terça-feira (19/11), ao receber o Fórum Internacional do G20 com líderes das principais economias do mundo. Pela primeira vez, o evento global será realizado no País, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
O intuito do grupo é discutir e promover a cooperação em questões financeiras e econômicas globais. O encontro ocorre anualmente.
Os líderes políticos chegam ao País na segunda-feira (18/11). Ao mesmo tempo, no leste da Europa, países se reúnem para a COP29.
São aguardadas 55 delegações de 40 países e de 15 organizações internacionais. Entre os confirmados estão os presidentes de Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping.
Continua depois da publicidade
A capital fluminense foi a cidade escolhida para receber a Cúpula dos Líderes do G20, com os chefes de Estado, na segunda (18) e na terça (19), e também a intensa programação paralela: Cúpula do G20 Social, Urban 20 e Aliança Global Festival.
A cúpula com os chefes de Estado será no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, na altura da Glória. O espaço passou por uma reforma de R$ 40 milhões.
G20 é a abreviação de "Grupo dos Vinte”, um clube de cooperação internacional, que discute iniciativas para promover melhorias econômicas, políticas e sociais nas nações que fazem parte dele.
Continua depois da publicidade
Esse grupo negocia acordos ao longo do ano e os assina justamente no último dia da reunião de cúpula.
O G20 surgiu no fim da década de 1990, depois de uma crise financeira que começou na Ásia e abalou o mundo. E foi justamente em outra crise econômica, a de 2008, que o grupo decidiu fazer reuniões periódicas entre os membros.
Confira abaixo os países que fazem parte do grupo político:
Continua depois da publicidade
Joe Biden, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, confirmaram presença. Vladimir Putin, da Rússia, avisou que não vem e deverá ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.
Veja abaixo outras autoridades que confirmaram presença:
Por medida de segurança, as operações aéreas do Aeroporto Santos Dumont serão interrompidas nos dias 18 e 19 de novembro, durante a Cúpula do G20.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade