A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 27 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

'Não fomos eleitos para brigar', diz Lula para Tarcísio no litoral de São Paulo

Lula e Tarcísio trocam cordialidades em lançamento do edital do Túnel Santos-Guarujá

Bruno Hoffmann

27/02/2025 às 13:57  atualizado em 27/02/2025 às 14:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Lula e Tarcísio participam juntos de anúncio relacionado a túnel entre Santos e Guarujá

Lula e Tarcísio participam juntos de anúncio relacionado a túnel entre Santos e Guarujá | Reprodução

O presidente Lula (PT) disse na tarde desta quinta-feira (27/2) que as obras do túnel entre Santos e Guarujá só vão ocorrer devido à “atitude civilizada” entre ele e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Continua depois da publicidade

“Não fomos eleitos para brigar, não fomos eleitos para fazer desaforo para os outros. Fomos eleitos para compartilhar nossos esforços para a população”, afirmou o petista, durante o lançamento do edital da obra que ligará os municípios do litoral paulista.

“Prometi durante a campanha: quero trazer o Brasil à normalidade. E a normalidade é a relação civilizada entre prefeitos, governadores, deputados e o presidente”, disse ainda. O presidente e o governador são adversários políticos.

'Bem bolado'

Ele também afirmou que jamais perseguiria algum político ou governador por qualquer divergência política. “Quis ser presidente da República para provar que é possível, de forma civilizada, resolver os problemas deste País”, destacou.

Continua depois da publicidade

O presidente também que fará um “bem bolado” com Tarcísio para acabar com as moradias em palafitas na Baixada Santista, “que é a forma mais degradante de um ser humano morar”.

“Não estou propondo casamento para ele, e ele não está propondo para mim. O que estamos propondo é um jeito de trabalhar juntos, e eu faço isso com 27 governadores e com quase cinco mil prefeitos”, completou o presidente.

Tarcísio também elogiou Lula

O governador elogiou Lula “por toda a parceria” para obras na Baixada Santista, especialmente no túnel entre Santos e Guarujá, e afirmou que o petista pode contar com ele.

Continua depois da publicidade

Segundo Tarcísio, o petista “desde o início” tratou o túnel entre as cidades como prioridade e pediu para que não houvesse disputa política sobre o tema.

“E é o que estamos fazendo. Estamos atendendo a população”, afirmou o governador bolsonarista, olhando para Lula.

Tarcísio disse, também, que há uma série de obras na Baixada e no Estado com algum tipo de parceria entre as esferas estadual e federal, em áreas como habitação e mobilidade.

Continua depois da publicidade

Como exemplo, o governador lembrou de ações habitacionais em relações às moradias em palafitas no litoral. “O presidente disse: vamos trabalhar em parceria para resolver esse problema. Respondi: ‘conta comigo, que vamos trabalhar em parceria”, afirmou.

Ele também destacou as obras de expansão da linha 2-Verde do Metrô em São Paulo, que vai contar com financiamento do BNDES.

Disputa de paternidade

A licitação do primeiro túnel submerso de grande extensão do Brasil, o maior da América Latina, envolve uma disputa de paternidade que se arrasta há anos.

Continua depois da publicidade

Desde 2023, os governos estadual e federal disputam a autoria da obra, com custo estimado de R$ 6 bilhões. Ao fim, o investimento será compartilhado entre as duas esferas e a iniciativa privada, que também fará a construção, operação e manutenção da via.

Ambos os políticos se encontraram nesta quinta no Parque Valongo, em Santos, para anunciar o lançamento do edital para a construção da estrutura.

Com 1,5 quilômetros de extensão – sendo 870 metros imersos –, a obra contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.

Continua depois da publicidade

Diariamente, 78 mil pessoas utilizam a ligação entre Santos e Guarujá. Nas nove cidades da Baixada Santista, esse número chega a 2 milhões, considerando a travessia por balsa e a ligação rodoviária.

Atualmente, a travessia de balsa leva de 20 minutos a duas horas, dependendo das condições. Com o túnel, o trajeto rodoviário será feito em menos de dois minutos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados