A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Mesário recebe salário? Entenda os direitos de quem trabalha nas eleições

Benefícios de quem trabalha na operação das eleições são garantidos pelos tribunais eleitorais

Hebert Dabanovich

05/10/2024 às 09:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Atuação dos mesários é essencial no transcorrer das eleições

Atuação dos mesários é essencial no transcorrer das eleições | José Cruz/Agência Brasil

O 1º turno das eleições municipais de 2024 ocorre neste domingo (6/10) e parte essencial da organização do pleito é realizada pelos mesários. Esses profissionais recebem, orientam e registram os dados dos eleitores, atuando durante todo o período de votação. Entenda os direitos e deveres dos mesários nas eleições deste ano.

Continua depois da publicidade

O mesário recebe salário?

Não, o serviço de mesário não é remunerado, mas que atua na operação das eleições tem direito a dois de folga após o pleito.

Além disso, esses trabalhadores recebem auxílio-alimentação no valor de R$ 60 por turno trabalhado no dia da eleição. (Portaria TSE nº 63/2023).

Vale lembrar que a folga deverá ser acordada entre a empresa contratante e a pessoa nomeada pela Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

Quem pode ser mesário nas eleições 2024?

Nem todas as pessoas estão aptas a atuar como mesários nas eleições 2024. Entenda quem pode e quem não pode ser mesário nessas eleições.

A convocação para mesários das eleições 2024 já ocorreu. A Gazeta te ajuda a saber se você foi convocado para ser mesário e quais os benefícios.

Além de contribuir com as eleições, o mesário conta com a garantia de alguns benefícios como:

  • Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral.
  • O exercício das atividades de mesário será considerado critério de desempate em concurso público (desde que haja previsão no edital)
  • Quanto aos servidores públicos, o exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate, em caso de promoção.
  • Algumas instituições de ensino superior firmaram convênio com o TRE-PI para reconhecer o tempo de serviço prestado à Justiça Eleitoral como atividade extracurricular.
  • Alguns municípios possuem leis que garantem aos mesários benefícios como a isenção de taxa para concursos públicos municipais. Veja a lista no site do TSE.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados