A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 22 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Marçal inelegível! Veja quais motivos levaram empresário à condenação

Ex-candidato a prefeito de São Paulo não poderá se candidatar pelos próximos oito anos; decisão ainda cabe recurso

Yasmin Gomes

21/02/2025 às 19:27  atualizado em 21/02/2025 às 20:38

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Empresário cometeu abuso de poder durante as disputas para Prefeitura de São Paulo, segundo TRE

Empresário cometeu abuso de poder durante as disputas para Prefeitura de São Paulo, segundo TRE | Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) tornou, nesta sexta-feira (21/2), o ex-candidato a prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), inelegível pelos próximos oito anos.

Continua depois da publicidade

A ação foi aberta a partir de um pedido de investigação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Segundo a Justiça, o empresário cometeu abuso de poder durante as disputas para Prefeitura de São Paulo, em outubro de 2024.

A decisão foi tomada pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª zona eleitoral de SP, que analisou dois blocos de ações ajuizadas pela coligação do PSOL e também pelo PSB. A medida ainda cabe recurso.

Continua depois da publicidade

Segundo o magistrado, Marçal ofereceu apoio político para candidatos a vereador por meio de vídeos na internet, mediante a pagamento de R$ 5 mil via pix.

"Você conhece alguém que queria ser vereador e é candidato [...] Se essa pessoa é do bem e quer um vídeo meu para ajudar a impulsionar a campanha dela, você vai mandar esse vídeo [...] Essa pessoa vai fazer o que? Ela vai mandar um pix para minha campanha, de doação, de R$ 5 mil. Fez essa doação, eu mando o vídeo.", disse ele na publicação, em 28 de setembro.

O magistrado afirma que Marçal utilizou as redes para disseminar fake news sobre o sistema de arrecadação eleitoral, além de fazer propaganda eleitoral negativa. Ainda segundo o juiz, a acusação não foi refutada pelos réus.

Continua depois da publicidade

Cargo a presidência

Em janeiro deste ano, Pablo Marçal confirmou que seria candidato à presidência pelo PRTB. O partido vai ser rebatizado como Brasileiros.

O PRTB afirmou ainda que pretendia criar uma "dobradinha" entre Marçal e o cantor Gusttavo Lima. Ou seja, lançar o artista como vice na disputa presidencial em 2026.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados