Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tarcísio e Lula se encontraram após atrito devido às obras do túnel Santos-Guarujá | Ricardo Stuckert
O presidente Lula (PT) participa na manhã desta quinta-feira (27/2) do lançamento do edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá, que ligará as duas cidades no litoral paulista. O ato terá a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Continua depois da publicidade
O túnel é considerado um marco na infraestrutura do estado de São Paulo e do Brasil, e é uma das principais obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto também terá participação do governo paulista.
A cerimônia ocorre no Parque Valongo, no Porto de Santos.
O túnel entre Santos e o Guarujá será o primeiro submerso do Brasil e o maior da América Latina. Com 1,5 quilômetros de extensão – sendo 870 metros imersos –, a obra contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.
Continua depois da publicidade
Diariamente, 78 mil pessoas utilizam a ligação entre Santos e Guarujá. Nas nove cidades da Baixada Santista, esse número chega a 2 milhões, considerando a travessia por balsa e a ligação rodoviária.
Hoje, o tempo de travessia pela balsa varia entre 20 minutos e duas horas, dependendo das condições. Com a construção do túnel, o percurso rodoviário levará menos de dois minutos.
No evento, também está previsto o anúncio de um financiamento de R$ 2,4 bilhões do BNDES para a fase 1 da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo, além da celebração do Acordo de Recuperação Definitiva do Fundo de Pensão Portus e a renovação do Convênio de Delegação do Porto de São Sebastião.
Continua depois da publicidade
Outro destaque será a assinatura de um acordo extrajudicial coletivo entre as autoridades portuárias patrocinadoras e o Instituto Portus, mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
O acordo, que envolve valores em litígio de R$ 5 bilhões, representa um avanço para a garantia de direitos trabalhistas, beneficiando pensionistas e reduzindo passivos das Administrações Portuárias.
Também será assinada a renovação antecipada da delegação do Porto Organizado de São Sebastião por mais 25 anos, estendendo sua vigência de 2032 para 2057.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade