Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esta é a primeira vez que a desaprovação do governo Lula supera os 50% | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com quedas sucessivas, a aprovação do governo Lula (PT) chegou a 41%, contra 56% de desaprovação, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2/4).
Continua depois da publicidade
O índice chama a atenção especialmente pela alta popularidade que o presidente já teve em gestões anteriores. Em dezembro de 2010, ao fim de seu segundo mandato, Lula atingiu o recorde de 87% de aprovação pessoal, segundo levantamento do Ibope.
A aprovação do governo federal em dezembro daquele ano, com 80%, também atingiu patamares nunca registrados.
O Nordeste foi a região com a melhor avaliação do petista, com 95%. Já o Centro-Oeste e o Norte tiveram 90%, o Sudeste, 85%, e o Sul, 80%.
Continua depois da publicidade
Naquela altura, ele terminava o segundo mandato e conseguia eleger Dilma Rousseff (PT), que iniciaria o primeiro mandato em janeiro de 2011.
Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta mostra que o governo Lula é desaprovado por 56% dos brasileiros e aprovado por 41%. Outros 3% não souberam ou não responderam.
Esta é a primeira vez que o índice negativo supera os 50%.
Continua depois da publicidade
Em relação à rodada anterior da pesquisa, divulgada em janeiro deste ano, houve um aumento de sete pontos percentuais na desaprovação.
Atualmente, a parcela dos que desaprovam o governo supera a dos que o aprovam por 15 pontos percentuais. Outros levantamentos revelam também que a reprovação ao petista é alta na cidade de São Paulo.
A Genial/Quaest entrevistou 2.004 pessoas presencialmente entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade