Entre em nosso grupo
2
Política
Adversários buscam associar André Fernandes a ironias com feminicídio e pedofilia, entre outros temas controversos
Continua depois da publicidade
André Fernandes lidera parte das pesquisas na capital do Ceará | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O deputado federal André Fernandes (PL) lidera boa parte das pesquisas para a Prefeitura de Fortaleza, a capital do Ceará. Considerado “bolsonarista raiz”, o candidato colecionou uma série de polêmicas durante sua trajetória na corrida eleitoral, que os adversários tentam jogar luz para tentar virar o jogo.
Continua depois da publicidade
Em um dos vídeos publicados em seu canal no YouTube, antes de virar político, o atual parlamentar de 26 anos cheirou sal, como se fosse cocaína. Em outra postagem, ele ensinou a depilar partes íntimas, em tom jocoso. Houve outra publicação em que ele esfaqueou uma caixa de papelão simulando ser sua namorada.
Em uma postagem, revisitada pelo apresentador Danilo Gentili, a liderança política ironizou o tema da pedofilia pelas redes sociais.
Seu principal adversário na direita, Capitão Wagner (União Brasil), usou parte dos vídeos antigos para mirar o oponente, o que incomodou Fernandes. O nome do PL disse que se arrepende da produção audiovisual feita na época em que era youtuber.
Continua depois da publicidade
“Com toda certeza [me arrependo]. Todo mundo tem coisas na vida que fez e se arrependeu. Isso é do ser humano”, afirmou ele, à Folha.
Aos poucos o político foi deixando de lado sua faceta de youtuber para dar um ar mais cerimonioso para a sua figura. O político se defende ao dizer que no passado era apenas “um adolescente brincalhão”.
Já como deputado, porém, ele acusou, sem qualquer prova, uma repórter da Folha de trocar sexo por informações contra o então presidente Jair Bolsonaro (PL). A Justiça de São Paulo o condenou indenizar a jornalista em R$ 50 mil por danos morais. Bolsonaro acabou também condenado.
Continua depois da publicidade
Em 2023, Fernandes também fez deboche da Patrulha da Diversidade, da Guarda Municipal de Fortaleza.
Ele colecionou acusações de nepotismo e ainda teve o mandato suspenso por acusar, novamente sem provas, um colega da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) de ter ligação com o crime organizado.
Para não ser cassado e perder o mandato definitivamente, alegou “inexperiência" e se desculpou com o parlamentar.
Continua depois da publicidade
André Fernandes tem 27,4% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada na última semana. O deputado estadual Evandro Leitão (PT) aparece com 23,7%.
Na sequência, Capitão Wagner tem 17%, seguido pelo atual prefeito José Sarto (PDT), que marca 15%.
O senador Eduardo Girão (Novo) tem 4%, e os demais candidatos não passam de 1% cada. Os eleitores que afirmam que vão votar em branco ou nulo são 7%, enquanto os indecisos somam 3%.
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi registrada no TSE como CE-06915/2024 e realizou 826 entrevistas entre os dias 23 e 25 de setembro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade