A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Justifiquei no 1º turno, posso votar no 2º turno das eleições?

Neste domingo, 51 municípios voltam às urnas eletrônicas para escolher quem ocupará os cargos de prefeito e de vice-prefeito

Da Reportagem

26/10/2024 às 09:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ausência no 1º turno não impede que os eleitores aptos de exercer o direito de voto na segunda etapa de votação

Ausência no 1º turno não impede que os eleitores aptos de exercer o direito de voto na segunda etapa de votação | Marcelo Camargo /Agência Brasil

Eleitores de 51 municípios, sendo 15 capitais, voltam às urnas para escolher quem ocupará os cargos de prefeito e de vice-prefeito entre 2025 e 2028, neste domingo (27/10).  

Continua depois da publicidade

Em São Paulo, eleitores de 18 cidades precisam ir às urnas decidir quem comandará o município a partir de 2025.

A ausência no 1º turno não impede que os eleitores aptos de exercer o direito de voto compareçam e votem na segunda etapa de votação.   

Isso porque a Justiça Eleitoral considera cada turno de votação de uma eleição independente para efeito de comparecimento à urna. Assim, se justificou no 1º turno, pode e deve, sim, votar no 2º turno. 

Continua depois da publicidade

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas. 

Segundo o TSE, quem não votou no 1º turno das eleições nem pôde justificar a ausência às urnas no dia da votação tem até o dia 5 de dezembro para apresentar a justificativa.

Esse procedimento pode ser feito pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nos portais da Justiça Eleitoral.  

Continua depois da publicidade

Se a pessoa não tiver acesso às ferramentas online, precisará ir a qualquer cartório eleitoral da cidade onde mora para apresentar o requerimento presencialmente, com documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, como bilhetes de passagens, cartões de embarque e atestado médico, entre outros.

Para saber o que precisa para votar no 2º turno das eleições clique aqui.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados