Entre em nosso grupo
2
Política
Janaína Lima brigou com outra vereadora em banheiro da Câmara de São Paulo em 2021
Continua depois da publicidade
Janaína Lima e Cris Monteiro mostraram as possíveis marcas das agressões à época | Reprodução
A ex-vereadora Janaína Lima (PP), que gerou polêmica após decidir levar embora o vaso sanitário e duas pias do seu gabinete ao fim do mandato, já foi acusada de trocar agressões com outra parlamentar em um banheiro da Câmara de São Paulo. O caso aconteceu em 2021.
Continua depois da publicidade
Vídeos mostraram Janaína e Cris Monteiro (Novo) iniciando uma discussão no plenário, com Monteiro de forma mais incisiva, por causa do tempo de discurso de cada uma na votação da Reforma da Previdência. Na época, Janaína também estava no Novo.
As duas seguiram para o banheiro, onde, segundo relato de Cris, Janaína teria tentado enforcá-la.
Ela também foi acusada de arrancar a peruca da colega – Cris sofre de alopecia areata e não tem pelos no corpo.
Continua depois da publicidade
Na manhã seguinte à votação, Cris Monteiro foi até a delegacia, onde passou por exame de corpo delito.
Inicialmente, a presidência da Câmara definiu punições iguais para ambas as vereadoras pelo episódio, com 60 dias de suspensão para cada uma. Um ano depois a Casa anulou a decisão.
Já o Partido Novo decidiu expulsar Janaína, enquanto a colega foi suspensa por um ano. Cris foi denunciada à Justiça pela agressão em outubro de 2023.
Continua depois da publicidade
Janaína gerou polêmica após levar um vaso sanitário e duas pias ao deixar seu gabinete na Câmara. Ela não foi reeleita nas eleições de 6 de outubro do ano passado.
A ex-vereadora disse que a privada foi instalada com recursos próprios e, por isso, a retirou. A situação virou piada durante a posse dos novos vereadores.
Após a polêmica, Janaína gravou um vídeo nesta quinta-feira (2/1), no qual anunciou que doará os objetos à Câmara.
Continua depois da publicidade
“Por orientação do Jurídico, equipamentos instalados com recursos próprios foram retirados. No entanto, por uma decisão pessoal, esses equipamentos estão sendo doados agora para a Câmara Municipal decidir o melhor destino”, afirmou a ex-parlamentar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade