A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 05 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Janaína Lima informou Câmara sobre retirada de objetos, mas não citou privada

Após a polêmica, ex-vereadora gravou vídeo e garantiu que vai devolver os objetos sanitários à Casa

Bruno Hoffmann

03/01/2025 às 10:00  atualizado em 03/01/2025 às 11:22

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ex-vereadora Janaína Lima mandou retirar um vaso sanitário e duas pias do seu gabinete do parlamento paulistano

Ex-vereadora Janaína Lima mandou retirar um vaso sanitário e duas pias do seu gabinete do parlamento paulistano | Douglas Ferreira/Rede Câmara SP

A então vereadora Janaína Lima (PP) enviou um e-mail à Equipe de Gestão de Patrimônio da Câmara de São Paulo em 18 de dezembro de 2024 para informar que uma empresa de transportes retiraria caixas, móveis e documentos do seu gabinete na Casa.

Continua depois da publicidade

Na mensagem eletrônica, à qual a Gazeta teve acesso, porém, não há nenhuma referência explícita ao vaso sanitário e às duas pias que ela também levou embora.

“Informo que hoje, dia 18/12, estaremos retirando todos os móveis e documentos que pertencem à vereadora Janaína Lima. Uma empresa de transportes irá retirar as caixas e móveis”, indica a mensagem.

Uma cópia do e-mail também foi enviada à Guarda Civil Metropolitana (GCM), que atua na Casa.

Continua depois da publicidade

Após a polêmica, ela decidiu devolver os objetos sanitários para a Câmara (leia mais abaixo).

Entenda o caso

Janaína não foi reeleita, e ao fim do seu mandato, em 31 de dezembro, decidiu ordenar que funcionários retirassem um vaso sanitário e duas pias do seu gabinete no 6º andar do parlamento paulistano.

A ex-vereadora disse que a privada foi instalada com recursos próprios e, por isso, a retirou.

Continua depois da publicidade

A parte administrativa do parlamento paulistano só retornará às atividades na próxima segunda-feira (6/1) e ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Caso virou piada

A situação virou piada durante a posse dos novos vereadores. O parlamentar que assumiu o gabinete, Adrilles Jorge (União Brasil), revelou que o espaço estava sem a privada.

“Tinha um banheiro lá, inclusive com chuveiro. O que não tem é a privada”, disse ele, entre risos, em conversa com a imprensa.

Continua depois da publicidade

Ele ainda afirmou que sua equipe usaria um “penico comunitário”.

O novo presidente da Câmara de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil), garantiu que tomará providências caso haja qualquer irregularidade.

“Se for verdade, vamos tomar providências. Nunca aconteceu isso”, disse ele em entrevista coletiva logo após a posse na Câmara paulistana, nesta quarta-feira (1º/1).

Continua depois da publicidade

Decidiu doar de volta

Após a polêmica, Janaína gravou um vídeo nesta quinta-feira (2/1), no qual anunciou que doará os objetos à Câmara.

“Por orientação do Jurídico, equipamentos instalados com recursos próprios foram retirados. No entanto, por uma decisão pessoal, esses equipamentos estão sendo doados agora para a Câmara Municipal decidir o melhor destino”, afirmou a ex-parlamentar.

Ela também havia soltado uma nota oficial no dia anterior. Confira abaixo, na íntegra:

Continua depois da publicidade

“É nosso dever devolver o gabinete como o recebemos, assegurando que todo o patrimônio público permaneça devidamente registrado e intacto. Nesse sentido, seguindo a orientação da própria Câmara que determina que os itens não pertencentes ao patrimônio devem ser retirados, assim foi feito. Todos os itens retirados do gabinete foram aqueles adquiridos exclusivamente com recursos próprios e que, portanto, não integram o patrimônio da Câmara Municipal, respeitando o critério orientado quando recebi o gabinete.

Todo o patrimônio da Casa está devidamente elencado e conferido pelo setor responsável, garantindo total transparência e conformidade. Além disso, outros itens que também foram fruto de investimento pessoal, como a divisória de vidro, a bancada que circunda a coluna, duas estruturas de cobogó, o teto aberto com instalações elétricas estilo industrial e dezenas de luminárias permaneceram no espaço, à disposição do novo mandatário, conforme sua decisão.

O vereador que assumiu o gabinete manifestou apreço pelo desenho arquitetônico do espaço, que foi transformado em um modelo de coworking durante minha gestão. Fico feliz em saber que ele pretende manter esse conceito, que promove um espírito empreendedor dentro da Câmara. Continuo à disposição para alinhar quaisquer ajustes necessários, sempre buscando preservar o projeto e atender as regras da Casa.

Continua depois da publicidade

Reitero meu compromisso com a ética e a responsabilidade no uso dos bens públicos, reafirmando que todas as minhas ações são guiadas pela transparência e pelo respeito às normas institucionais.

Janaína Lima”

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados