Entre em nosso grupo
2
Política
Candidatos do Republicanos e do PT voltam a se enfrentar no dia 27 de outubro
Continua depois da publicidade
Henrique do Paraíso e Willian Souza candidatos à prefeito de Sumaré | Reprodução/Facebook
Sumaré, na Região Metropolitana de Campinas, terá Eleições em 2º turno pela primeira vez na história. Henrique do Paraíso (Republicanos) e Willian Souza (PT) lideraram a corrida e voltam a disputar o cargo de prefeito no próximo dia 27 de outubro.
Continua depois da publicidade
Henrique do Paraíso terminou o 1º turno com 44,41% dos votos válidos contra 31,50% dos votos para Willian Souza.
O município ultrapassou a marca de 200 mil eleitores (203.032) nestas eleições e, por isso, passou a fazer parte do grupo de cidades que podem ter 2º turno, o que acabou ocorrendo.
Henrique do Paraíso lidera a coligação Sumaré para todos, formado por Republicanos, PL, Solidariedade, MDB, PMB, Agir, DC e Podemos. Já William Souza está a frente da coligação Unidos por Sumaré, formada por Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), União Brasil, PDT, PSB, Avante e PRD.
Continua depois da publicidade
A terceira colocação ficou com Eder Dalben (Cidadania), com 16,95% dos votos, seguido por Toninho Mineiro (Mobiliza), 4,63%, e Ana Cléia (Rede), 2,52%. Guilherme Dallorto (Podemos) registrou candidatura, mas depois renunciou e não constou na urna. Sumaré teve seis candidatos a prefeito e 409 candidatos a vereador.
Henrique Stein Sciascio é empresário, deputado federal e tem 39 anos. Está na política desde os 18 anos, quando assumiu a Diretoria de Cultura e Turismo de Sumaré. Em 2012, foi eleito o vereador mais jovem do município.
Foi eleito vice-prefeito em 2016 e reeleito em 2020. Neste período passou por diversas secretarias como Governo, Administração, Obras, Meio Ambiente, entre outros. Ficou na suplência do cargo de deputado federal em 2014, 2018 e 2022, assumindo o cargo em junho de 2021.
Continua depois da publicidade
Willian de Souza Rosa é bacharel em Direito, vereador de Sumaré e tem 37 anos. Começou a carreira no movimento estudantil ainda no ensino fundamental, atuando depois na União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes). Organizou o Movimento Passe Livre no município.
Foi eleito vice-presidente da associação de moradores do Jardim Minesota, Nova Terra, São Gerônimo e Vila Diva. Depois se tornou presidente. Trabalhou na Câmara Municipal e como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Em 2016 se elege como vereador em Sumaré, assumindo a presidência da Casa em 2019. Foi reeleito vereador em 2020, reassumindo a presidência da Câmara.
Continua depois da publicidade
A cobertura completa e em tempo real da cidade de São Paulo pode ser acompanhada no site da Gazeta, por meio da atualização constante deste texto, ou acompanhe a apuração de cada cidade por aqui.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade