A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 05 Outubro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Fábio Prado: uma das mais marcantes gestões municipais em São Paulo

Prefeito entre 1934 e 1938, Prado esteve envolvido em obras que mudaram a cidade e são importantes até os dias atuais

Crisley Santana

05/10/2024 às 16:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Retrato de Fábio Prado, pintado por Cândido Portinari

Retrato de Fábio Prado, pintado por Cândido Portinari | Reprodução/Google Arts & Culture

São Paulo vai eleger a pessoa que comandará a prefeitura nos próximos quatro anos. Pobreza, desigualdade, falta de acesso à cultura e educação são exemplos dos desafios que precisam ser encarados.

Continua depois da publicidade

No último século, esses problemas também eram realidade e foram enfrentados por governantes como Fábio Prado (1887-1963), prefeito de São Paulo entre 1934 e 1938.

Para falar sobre o legado de Prado na cidade, a Gazeta recebeu na quarta-feira (25/9), Marco Aurélio Menegazzo, presidente da Fundação Crespi Prado, entidade que mantém o registro da trajetória do ex-prefeito e de sua família. 

Marco Aurélio Menegazzo, presidente da Fundação Crespi PradoMarco Aurélio Menegazzo, presidente da Fundação Crespi Prado - Monise Souza/Gazeta de São Paulo

Família ativa na política

Fábio Prado foi um engenheiro industrial, formado pela Escola Politécnica de Liège, na Bélgica. A entrada na vida política foi uma continuação do caminho seguido pelos familiares.

Continua depois da publicidade

Tanto o pai como o tio de Fábio Prado tinham carreiras ativas na política brasileira. O pai, Martinho da Silva Prado, chegou a ser deputado federal entre 1891 e 1893. 

Já o tio, Antônio Prado, ocupou os cargos de deputado, ministro da Agricultura, senador, prefeito e diretor do Banco do Comércio e Indústria de São Paulo, além de ter fundado o Partido Democrático, em 1926. 

Trajetória de legados

Iniciou a trajetória política como vereador na Câmara de São Paulo e logo após se tornou prefeito, em 1934. Prado teve o desafio de reerguer uma cidade em frangalhos, após a Revolta Paulista de 1924 e a Revolução Constitucionalista, em 1932.

Continua depois da publicidade

À frente da gestão municipal da capital paulista, deixou importantes contribuições para a cidade. Modernizou a infraestrutura urbana, com obras de saneamento e urbanização, como a interligação de bairros e calçamento da cidade. 

Além disso, geriu a construção de habitação popular, vilas operárias. Também criou políticas de locação social, com isenção de impostos e subsídio dado pela prefeitura. As pessoas mais vulneráveis recebiam isenção de IPTU durante sua gestão.

Biblioteca Mario de AndradeReprodução/Facebook/Biblioteca Mario de Andrade

Prado foi responsável pela ampliação de ruas e avenidas importantes: Senador Feijó, avenida Tiradentes, além do prolongamento da rua Augusta. 

Continua depois da publicidade

Esteve envolvido na criação do estádio do Pacaembu, do transporte subterrâneo, que mais tarde se tornou o Metrô, além de mecanizar um serviço de limpeza pública, que até então eram feitos por veículos de tração animal. 

Prado fez parte da criação do Parque Ibirapuera, uma das áreas verdes mais icônicas da cidade. 

Sua administração foi, ainda, marcada por iniciativas voltadas à cultura. Isso porque, foi Prado quem insistiu pela construção de uma biblioteca pública e de qualidade, a Biblioteca Mário de Andrade, uma das mais importantes na cidade até hoje.

Continua depois da publicidade

Para as crianças, Prado criou um jornal infantil e bibliotecas voltadas a esse público.

De maneira geral, o prefeito atuou para organizar uma São Paulo em rápido crescimento populacional. Até hoje, sua gestão é marcada pela eficiência e feitos que permanecem favorecendo a população paulista. 

Museu da Casa Brasileira

Outro legado de Prado é o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Trata-se de uma das mais renomadas instituições culturais dedicadas ao design e à arquitetura no País.

Continua depois da publicidade

Fundado em 1970, o museu ocupa o solar Fábio Prado, uma mansão histórica que pertenceu à família do ex-prefeito da cidade. O acervo inclui móveis, objetos e documentos, além de preservar itens relacionados à evolução da moradia no Brasil.

O museu também é conhecido pelo Prêmio Design, uma das mais importantes premiações da área. A iniciativa valoriza talentos emergentes e profissionais consagrados.

Além disso, o museu promove debates, seminários e atividades voltadas à educação, sempre com destaque à arquitetura e ao design. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados