Entre em nosso grupo
2
Política
Cidade terá novo chefe do Executivo a partir de 2025; Engenheiro Daniel foi eleito com mais de 85 mil votos
Continua depois da publicidade
Engenheiro Daniel é o novo chefe do Executivo de Taboão da Serra, na Grande São Paulo | Ricardo Vaz
A cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, terá novidade na política local a partir de 1º de janeiro de 2025. Engenheiro Daniel é o novo chefe do Executivo do município.
Continua depois da publicidade
O candidato foi eleito em segundo turno, neste domingo (27/10), após receber mais de 85 mil votos. Com 100% das urnas apuradas, Engenheiro Daniel cravou 89.386 votos o que representou 66,27% dos votos válidos.
Aprígio, atual prefeito da cidade, obteve com 45.492 votos, o que representou 33,73% dos votos válidos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já brancos foram 6.725 votos (4,39%) e nulos 11.694 votos (7,63%).
Continua depois da publicidade
Daniel Bogalho é engenheiro civil. Ele foi secretário de manutenção de Taboão da Serra de 2016 a 2020, quando deixou a Pasta para se candidatar à prefeitura.
De 2021 até 2024, foi secretário de obras de Embu das Artes, se afastou para a corrida ao executivo de Taboão da Serra. Antes, em 2022, disputou as eleições como candidato a deputado estadual, mas não se elegeu.
Esta é a segunda vez que Engenheiro Daniel concorre ao cargo de prefeito. Em 2020, recebeu 66.158, mas perdeu a disputa à Prefeitura de Taboão da Serra para o atual prefeito Aprígio, por uma diferença de 1.658 votos no segundo turno.
Continua depois da publicidade
A vitória de Engenheiro Daniel já havia sido apontada por pesquisa da Gazeta. A reportagem divulgou, na sexta-feira (25/10), que Daniel liderava as intenções de votos no segundo turno.
Engenheiro Daniel aparecia com 62,1% da preferência dos eleitores, segundo pesquisa Badra. O atual prefeito, Aprígio (Podemos), marcou 24,8% das intenções de voto.
A eleição deste ano em Taboão da Serra foi marcada por um episódio histórico. No dia 18 de outubro, o carro em que o prefeito Aprígio estava foi alvo de tiros.
Continua depois da publicidade
No dia 22, ele foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um quarto no Hospital Israelita Albert Einstein. Neste sábado (26/10), Aprígio teve alta do hospital.
Ao menos cinco tiros foram disparados contra o carro onde Aprígio estava. Em entrevista à Gazeta na ocasião, o delegado responsável pela Seccional de Taboão da Serra, Hélio Bressan, reforçou que os tiros tinham características de ter saído de um fuzil.
O caso é investigado e a Polícia Civil que ainda desconhece o motivo do ataque.
Continua depois da publicidade
No dia 2 de outubro, Daniel Bogalho esteve na sede da Gazeta, em Moema, para participar pela segunda vez de uma sabatina com os jornalistas Matheus Herbert e Bruno Hoffmann. Confira abaixo:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade